Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11104
Tipo: Dissertação
Título: Aprendência nômade: um estudo dos processos itinerantes da aprendizagem docente
Autor(es): Barbosa, Eliene Maria da Silva
Autor(es): Barbosa, Eliene Maria da Silva
Abstract: O presente estudo buscou compreender como os professores constróem seus etnométodos nos processos itinerantes de aprendizagem docente. Mediante o argumento de que a aprendizagem é um fenômeno itinerante e nômade, o estudo evidencia os diferentes modos/formas de aprendência docente bem como os espaços multirreferenciais em que ela acontece, os tempos de aprendizagem dos professores e como estes elementos se relacionam com a construção/reconstrução da ação docente. A pesquisa teve como lócus o Programa de Formação de Professores do Estado - PROESP/Licenciatura em Letras do Pólo de Jacobina-BA. A metodologia adotada baseou-se na pesquisa qualitativa do tipo etnográfica ancorada na Antropologia, utilizando os seguintes instrumentos de coleta e análise de dados: entrevistas semi-estruturadas, observação-participante, memoriais e grupo focal. As diferentes e singulares narrativas, emergidas na pesquisa através dos instrumentos de coleta, foram analisadas pelo olhar interpretativo da Análise do Conteúdo. O resultado do trabalho traz as histórias de aprendizagem dos professores, tecidas em tramas individuais e coletivas.
Palavras-chave: Aprendizagem do professor
Ação docente
Tempos de aprendizagem
Espaços de aprendizagem
Modos/formas de aprendizagem
Teacher learning
Teacher action
Learning moment
Learning spaces
Learning ways
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11104
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Eliene Barbosa.pdf969,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.