https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10994
Tipo: | Tese |
Título: | Encontros no caminho: espaços de (in)formação e aprendizagem na educação à distância |
Autor(es): | Mattos, Maria Lídia Pereira |
Autor(es): | Mattos, Maria Lídia Pereira |
Abstract: | Os professores em suas formações básicas são capazes de produção para a educação à distância, porém torna-se necessário a (in)formação para isso. Na expectativa de analisar os espaços e processos de (in)formação e aprendizagem de professor-produtor na área de educação à distância, especialmente aqueles relacionados aos diferentes modos de organização e produção de conhecimento, organizou-se este trabalho para estudar os encontros numa caminhada. Nessa jornada encontramos sujeitos teóricos, sujeitos que se tornaram autores e atores desse processo, encontramos obstáculos, pedras, mas também perspectivas para a análise. A compreensão da crase na expressão - educação à distância - constituiu-se de fundamental importância para a definição das categorias estudadas e assim entendeu-se que não é a distância que determina a educação, mas a educação que determina a distância. O entendimento da crase torna-se relevante para a definição da educação à distância. O caminho escolhido foi da análise contrastiva das falas dos sujeitos da pesquisa. Para dar seqüência à caminhada planejada, foi necessário o estabelecimento de outros passos, já que a análise supracitada só é possível com: compreensão da (in)formação dos professores em suas atribuições pedagógicas na produção de material em diferentes suportes tecnológicos – analógicos e digitais, assim compreendido como histórias de vida tecnológica; identificação dos processos de (in)formação e aprendizagem do professor-produtor de educação à distância relacionados aos aspectos de produção de material didático apropriadas à interação em ambientes informacionais de base digital; verificação, através de análise de entrevistas, de que modo os professores-produtores estão utilizando ferramentas de comunicação nas produções que realizam; compreensão de distância como espaço de (in)formação e aprendizagem entre os sujeitos que trabalham com a educação à distância. A interação é estudada e analisada como espaço de (in)formação e aprendizagem entre os sujeitos, assim como as diversas semânticas da distância em suas bases de significação. Conclui-se a respeito da distância e da interação como espaços de (in)formação e aprendizagem desses professores-produtores, além da construção das histórias de vida tecnológicas dos sujeitos da pesquisa, como também aponta-se para a possibilidade de (in)formação do professor-produtor, quando produz para educação à distância. |
Palavras-chave: | Distance education História de vida tecnológica Distância Interação Espaço de aprendizagem Espaço de (in)formação Professor-produtor Educação à distância Learning space (In)formation space Teacher-producer Interaction Distance History of technological life |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10994 |
Data do documento: | 2008 |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Lidia Mattos parte 1.pdf | parte 1 | 4,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Maria Lidia Mattos parte 2.pdf | parte 2 | 5,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Maria Lidia Mattos parte 3.pdf | parte 3 | 2,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Maria Lidia Mattos parte 4.pdf | parte 4 | 5,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Maria Lidia Mattos parte 5.pdf | parte 5 | 3,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Maria Lidia Mattos parte 6.pdf | parte 6 | 4,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Maria Lidia Mattos parte 7.pdf | Parte 7 | 4,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Maria Lidia Mattos parte 8.pdf | parte 8 | 5,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Maria Lidia Mattos parte 9.pdf | parte 9 | 6,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.