Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10953
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Aspecto da anáfora encapsuladora em redações de estudantes universitários |
Authors: | Silva, Teresa Maria Silva e |
metadata.dc.creator: | Silva, Teresa Maria Silva e |
Abstract: | Esta pesquisa tem como propósito refletir sobre o fe nômeno da anáfora, tendo como recorte a anáfora encapsuladora, a partir do funcionamento de itens anafóricos identificados nos textos do gênero dissertativo. A presente investigação se apóia na Lingüística Textual, considerando os trabalhos já desenvolvidos pelos teóricos Apothéloz (1995), Marcuschi e Koch (2002) e Heine (2000). Esta hipótese de trabalho orienta-se por considerar o texto como objeto particular da investigação lingüística, por ser ele a forma específica de manifestação da linguagem. A anáfora encapsuladora nesse estudo será entendida como um tipo de expressão referencial que sumariza uma porção textual (ou o discurso) e não será considerada como um referente na acepção clássica, pontual que postula uma relação de correspondência entre itens textuais. Dessa forma, a anáfora no presente trabalho, tende a uma concepção mais ampla do termo anafórico, considerando que a anáfora encapsuladora recupera porções textuais que serão ou que já estão sinalizadas no co(n)texto. Assim, a anáfora encapsuladora pode ter seu funcionamento na rotulação, sumarização ou recuperação do discurso. |
Keywords: | Anáfora Lingüística textual Funcionalismo lingüístico Anaphora Textual linguistics Linguistic functionalism |
Publisher: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBA |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10953 |
Issue Date: | 2009 |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGLL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Teresa Maria Silva e Silva.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.