Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10815
Tipo: | Dissertação |
Título: | A pedagogia da ausência e outras ensinanças: Judith Grossmann e a cena da escrita |
Autor(es): | Santos, Lívia Maria Natália de Souza |
Autor(es): | Santos, Lívia Maria Natália de Souza |
Abstract: | A dissertação intitulada A pedagogia da ausência e outras ensinanças: Judith Grossmann e a cena da escrita busca, através da leitura analítica de depoimentos, entrevistas, textos de crítica, teoria da literatura, romances e contos de Judith Grossmann, observar como se dão os trânsitos de cenas e idéias entre estes textos e a sua ligação com a prática acadêmica da autora. Este trânsito ilustra aquilo que chamamos de “Pedagogia da ausência”, que é a discussão de temas e questões pertencentes à Teoria da Literatura nos textos literários. Desta maneira, acreditamos que Judith Grossmann faz do seu texto de lavra criativa cena de discussão e debate de teorias da literatura que, comumente, encontram o seu local de reflexão nas salas de aula e mesas de congressos. Assim, a literatura se converte em sala de aula, fazendo com que a professora Judith Grossmann não deixe jamais de formar novos alunos e discípulos sem que o texto perca o apuro estético indispensável à obra de arte. |
Palavras-chave: | Teoria da literatura Pedagogia Crítica literária Texto criativo Theory of literature Pedagogy Crítical texts Creative texts |
Editora / Evento / Instituição: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBA |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10815 |
Data do documento: | 2004 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLL) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.