Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10815
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | A pedagogia da ausência e outras ensinanças: Judith Grossmann e a cena da escrita |
Autor : | Santos, Lívia Maria Natália de Souza |
metadata.dc.creator: | Santos, Lívia Maria Natália de Souza |
Resumen : | A dissertação intitulada A pedagogia da ausência e outras ensinanças: Judith Grossmann e a cena da escrita busca, através da leitura analítica de depoimentos, entrevistas, textos de crítica, teoria da literatura, romances e contos de Judith Grossmann, observar como se dão os trânsitos de cenas e idéias entre estes textos e a sua ligação com a prática acadêmica da autora. Este trânsito ilustra aquilo que chamamos de “Pedagogia da ausência”, que é a discussão de temas e questões pertencentes à Teoria da Literatura nos textos literários. Desta maneira, acreditamos que Judith Grossmann faz do seu texto de lavra criativa cena de discussão e debate de teorias da literatura que, comumente, encontram o seu local de reflexão nas salas de aula e mesas de congressos. Assim, a literatura se converte em sala de aula, fazendo com que a professora Judith Grossmann não deixe jamais de formar novos alunos e discípulos sem que o texto perca o apuro estético indispensável à obra de arte. |
Palabras clave : | Teoria da literatura Pedagogia Crítica literária Texto criativo Theory of literature Pedagogy Crítical texts Creative texts |
Editorial : | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBA |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10815 |
Fecha de publicación : | 2004 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PPGLL) |
Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.