Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10815
metadata.dc.type: Dissertação
Título : A pedagogia da ausência e outras ensinanças: Judith Grossmann e a cena da escrita
Autor : Santos, Lívia Maria Natália de Souza
metadata.dc.creator: Santos, Lívia Maria Natália de Souza
Resumen : A dissertação intitulada A pedagogia da ausência e outras ensinanças: Judith Grossmann e a cena da escrita busca, através da leitura analítica de depoimentos, entrevistas, textos de crítica, teoria da literatura, romances e contos de Judith Grossmann, observar como se dão os trânsitos de cenas e idéias entre estes textos e a sua ligação com a prática acadêmica da autora. Este trânsito ilustra aquilo que chamamos de “Pedagogia da ausência”, que é a discussão de temas e questões pertencentes à Teoria da Literatura nos textos literários. Desta maneira, acreditamos que Judith Grossmann faz do seu texto de lavra criativa cena de discussão e debate de teorias da literatura que, comumente, encontram o seu local de reflexão nas salas de aula e mesas de congressos. Assim, a literatura se converte em sala de aula, fazendo com que a professora Judith Grossmann não deixe jamais de formar novos alunos e discípulos sem que o texto perca o apuro estético indispensável à obra de arte.
Palabras clave : Teoria da literatura
Pedagogia
Crítica literária
Texto criativo
Theory of literature
Pedagogy
Crítical texts
Creative texts
Editorial : Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBA
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10815
Fecha de publicación : 2004
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGLL)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.