Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10603
metadata.dc.type: Tese
Título : A Paraíba na mídia: caso de dupla identidade: construções da identidade paraibana no jornalismo especializado da política e do turismo
Autor : Carvalho, André Luiz Piva de
metadata.dc.creator: Carvalho, André Luiz Piva de
Resumen : A pesquisa se oriente por aspectos basilares dos estudos culturais que estipulam a identidade social como objeto e produto de construções simbolicas a partir de práticas discursivas, mais efetivas em textos da mídia, reconhecida como a principal construtoda de identidades. A investigação constata que a a Paraíba, como estado nordestino, é secularmente projetada ao imaginário nacional de forma depreciativa, em virtude de suas condições de atraso socioeconômico, problemas reputados a agentes políticos, representação identitária que se confirma na rede discursiva do jornalismo contemporâneo que enfocou graves escandalos protagonizados por importantes políticos paraibanos na história recente. Por outro lado, nos últimos anos, a Paraíba também passou a ser foco da mídia em virtude de seus atrativos naturais e culturais de grande valor econômico para o setor turístico. Assim, a tese defendida de que a mídia constroi discursivamente duas identidades regionais, a política, em sentidos depreciativos, e a turística, em signos de exaltação. Hipótese que o estudo procura comprovar com a análise de reportagens jornalisticas de editorias especializadas, da política e do turismo, em reflexões que se incumbem da tarefa de perscrutar crítica e reflexivamente sobre a praxis do jornalismo contemporâneo, em particular nos gêneros político e turístico. Alem de contextualizar aspectos fundamentais de fenômenos turísticos e da produção de saberes multidiciplinares que se ocupam de tal tema. A metodologia empregada é a da Análise do Discurso.
Palabras clave : Identidade social
Construção identitária
Mídia e identidade
Identidade política paraibana
Identidade turística paraibana
Identity social
Media and idetity
Construction of identity
Paraibana political identity
Paraibana tourist identity
Editorial : Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10603
Fecha de publicación : 2009
Aparece en las colecciones: Tese (POSCULTURA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
dissert_André de Carvalho.pdf5,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.