Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10283
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Consciência fonológica em adultos da EJA
Autor : Costa, Renata Gomes da
metadata.dc.creator: Costa, Renata Gomes da
Resumen : O objetivo da presente dissertação é investigar a relação entre a consciência fonológica e o aprendizado da escrita em indivíduos jovens e adultos em séries iniciais através da análise do desempenho no teste de consciência fonológica e em tarefas de escrita. Trata-se de um estudo transversal realizado com jovens e adultos participantes do programa de alfabetização de jovens e adultos “Salvador Cidade Das Letras”. Para alcançarmos o objetivo proposto, foi aplicado teste de consciência fonológica (CONFIAS) e analisada amostra de escrita controlada (ditado de palavras) e espontânea. Os dados foram analisados individualmente e enquanto grupo. Como resultados pôde-se observar que nenhum dos sujeitos apresentou êxito em todas as tarefas de consciência fonológica e todos utilizaram estratégias para alcançar a escrita convencional das palavras. Enquanto grupo foi verificado que no nível da sílaba é menos complexo que o nível da consciência do fonema e nas tarefas de escrita o tipo de erro mais cometido na escrita controlada foi com relação à acentuação, mais especificamente à falta de acento, enquanto que na escrita espontânea os erros estavam relacionados, majoritariamente, à aplicação de processos fonológicos, ou seja, justificados pelo apoio na oralidade. Também foi verificado que não é necessário ser proficiente em todas as tarefas de consciência fonológica para adquirir e/ou desenvolver a escrita. Os resultados indicam que a consciência fonológica parece não configurar-se como uma condição necessária à aquisição da escrita e, principalmente em pesquisa que envolve indivíduos jovens e adultos é importante considerar fatores extralinguísticos tais como história de vida, escolarização prévia e experiências letradas. Além disso, testes como o CONFIAS, que avaliam a consciência fonológica com fins diagnósticos, devem ser investigados e analisados criteriosamente com relação à sua validade.
Palabras clave : Consciência fonológica
Escrita
Educação de jovens e adultos
Fonologia
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10283
Fecha de publicación : 3-may-2013
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGLL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Renata Gomes da Costa.pdf4,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.