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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10283
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Teixeira, Elizabeth Reis | - |
dc.contributor.author | Costa, Renata Gomes da | - |
dc.creator | Costa, Renata Gomes da | - |
dc.date.accessioned | 2013-05-03T20:57:29Z | - |
dc.date.available | 2013-05-03T20:57:29Z | - |
dc.date.issued | 2013-05-03 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10283 | - |
dc.description | 150f. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo da presente dissertação é investigar a relação entre a consciência fonológica e o aprendizado da escrita em indivíduos jovens e adultos em séries iniciais através da análise do desempenho no teste de consciência fonológica e em tarefas de escrita. Trata-se de um estudo transversal realizado com jovens e adultos participantes do programa de alfabetização de jovens e adultos “Salvador Cidade Das Letras”. Para alcançarmos o objetivo proposto, foi aplicado teste de consciência fonológica (CONFIAS) e analisada amostra de escrita controlada (ditado de palavras) e espontânea. Os dados foram analisados individualmente e enquanto grupo. Como resultados pôde-se observar que nenhum dos sujeitos apresentou êxito em todas as tarefas de consciência fonológica e todos utilizaram estratégias para alcançar a escrita convencional das palavras. Enquanto grupo foi verificado que no nível da sílaba é menos complexo que o nível da consciência do fonema e nas tarefas de escrita o tipo de erro mais cometido na escrita controlada foi com relação à acentuação, mais especificamente à falta de acento, enquanto que na escrita espontânea os erros estavam relacionados, majoritariamente, à aplicação de processos fonológicos, ou seja, justificados pelo apoio na oralidade. Também foi verificado que não é necessário ser proficiente em todas as tarefas de consciência fonológica para adquirir e/ou desenvolver a escrita. Os resultados indicam que a consciência fonológica parece não configurar-se como uma condição necessária à aquisição da escrita e, principalmente em pesquisa que envolve indivíduos jovens e adultos é importante considerar fatores extralinguísticos tais como história de vida, escolarização prévia e experiências letradas. Além disso, testes como o CONFIAS, que avaliam a consciência fonológica com fins diagnósticos, devem ser investigados e analisados criteriosamente com relação à sua validade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Consciência fonológica | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Fonologia | pt_BR |
dc.title | Consciência fonológica em adultos da EJA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Universidade Federal da Bahia. Instituto de Letras. Salvador-Ba, 2012. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PPGLL) |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Renata Gomes da Costa.pdf | 4,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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