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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTeixeira, Elizabeth Reis-
dc.contributor.authorCosta, Renata Gomes da-
dc.creatorCosta, Renata Gomes da-
dc.date.accessioned2013-05-03T20:57:29Z-
dc.date.available2013-05-03T20:57:29Z-
dc.date.issued2013-05-03-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10283-
dc.description150f.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo da presente dissertação é investigar a relação entre a consciência fonológica e o aprendizado da escrita em indivíduos jovens e adultos em séries iniciais através da análise do desempenho no teste de consciência fonológica e em tarefas de escrita. Trata-se de um estudo transversal realizado com jovens e adultos participantes do programa de alfabetização de jovens e adultos “Salvador Cidade Das Letras”. Para alcançarmos o objetivo proposto, foi aplicado teste de consciência fonológica (CONFIAS) e analisada amostra de escrita controlada (ditado de palavras) e espontânea. Os dados foram analisados individualmente e enquanto grupo. Como resultados pôde-se observar que nenhum dos sujeitos apresentou êxito em todas as tarefas de consciência fonológica e todos utilizaram estratégias para alcançar a escrita convencional das palavras. Enquanto grupo foi verificado que no nível da sílaba é menos complexo que o nível da consciência do fonema e nas tarefas de escrita o tipo de erro mais cometido na escrita controlada foi com relação à acentuação, mais especificamente à falta de acento, enquanto que na escrita espontânea os erros estavam relacionados, majoritariamente, à aplicação de processos fonológicos, ou seja, justificados pelo apoio na oralidade. Também foi verificado que não é necessário ser proficiente em todas as tarefas de consciência fonológica para adquirir e/ou desenvolver a escrita. Os resultados indicam que a consciência fonológica parece não configurar-se como uma condição necessária à aquisição da escrita e, principalmente em pesquisa que envolve indivíduos jovens e adultos é importante considerar fatores extralinguísticos tais como história de vida, escolarização prévia e experiências letradas. Além disso, testes como o CONFIAS, que avaliam a consciência fonológica com fins diagnósticos, devem ser investigados e analisados criteriosamente com relação à sua validade.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectFonologiapt_BR
dc.titleConsciência fonológica em adultos da EJApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubUniversidade Federal da Bahia. Instituto de Letras. Salvador-Ba, 2012.pt_BR
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