https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10283
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Consciência fonológica em adultos da EJA |
Authors: | Costa, Renata Gomes da |
metadata.dc.creator: | Costa, Renata Gomes da |
Abstract: | O objetivo da presente dissertação é investigar a relação entre a consciência fonológica e o aprendizado da escrita em indivíduos jovens e adultos em séries iniciais através da análise do desempenho no teste de consciência fonológica e em tarefas de escrita. Trata-se de um estudo transversal realizado com jovens e adultos participantes do programa de alfabetização de jovens e adultos “Salvador Cidade Das Letras”. Para alcançarmos o objetivo proposto, foi aplicado teste de consciência fonológica (CONFIAS) e analisada amostra de escrita controlada (ditado de palavras) e espontânea. Os dados foram analisados individualmente e enquanto grupo. Como resultados pôde-se observar que nenhum dos sujeitos apresentou êxito em todas as tarefas de consciência fonológica e todos utilizaram estratégias para alcançar a escrita convencional das palavras. Enquanto grupo foi verificado que no nível da sílaba é menos complexo que o nível da consciência do fonema e nas tarefas de escrita o tipo de erro mais cometido na escrita controlada foi com relação à acentuação, mais especificamente à falta de acento, enquanto que na escrita espontânea os erros estavam relacionados, majoritariamente, à aplicação de processos fonológicos, ou seja, justificados pelo apoio na oralidade. Também foi verificado que não é necessário ser proficiente em todas as tarefas de consciência fonológica para adquirir e/ou desenvolver a escrita. Os resultados indicam que a consciência fonológica parece não configurar-se como uma condição necessária à aquisição da escrita e, principalmente em pesquisa que envolve indivíduos jovens e adultos é importante considerar fatores extralinguísticos tais como história de vida, escolarização prévia e experiências letradas. Além disso, testes como o CONFIAS, que avaliam a consciência fonológica com fins diagnósticos, devem ser investigados e analisados criteriosamente com relação à sua validade. |
Keywords: | Consciência fonológica Escrita Educação de jovens e adultos Fonologia |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10283 |
Issue Date: | 3-May-2013 |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGLL) |
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