https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10197
Tipo: | Dissertação |
Título: | A dispensa nas aulas de Educação Física no ensino médio: legalidade e legitimidade |
Autor(es): | Nunes, Fábio Santana |
Autor(es): | Nunes, Fábio Santana |
Abstract: | O presente estudo, que trata da temática das dispensas dos alunos nas aulas de Educação Física escolar, configura-se uma dissertação, fruto de pesquisa realizada no município de Feira de Santana.A Educação Física é um componente curricular obrigatório na Educação Básica, no entanto, muitas pesquisas evidenciaram uma elevação da dispensa de alunos no ensino médio.Como problemática central, questiona-se os motivos que levam as escolas a dispensarem os alunos das aulas de Educação Física. Os objetivos da pesquisa foram: levantar a quantidade de alunos dispensados das aulas de Educação Física no ensino médio nas escolas pesquisadas; identificar as causas das dispensas dos alunos da Educação Física Escolar; e analisar as conseqüências pedagógicas da dispensa dos alunos das aulas de Educação Física Escolar. Fez-se uso das seguintes técnicas de coleta de dados para atender aos objetivos da pesquisa: análise documental; questionário aplicado aos alunos do ensino médio das escolas; entrevistas com coordenadores pedagógicos. A análise dos dados seguiu o método dialético hermenêutico (MINAYO, 2004). No referencial teórico, buscou-se a legislação e as diretrizes vigentes na época (LDB, Diretrizes Curriculares) e o debate acumulado entorno da Educação Física ser Atividade ou Componente Curricular, num segundo momento trouxe o acúmulo de pesquisas e reflexões sobre o tema específico do estudo. Identificou-se diversos motivos que levaram às dispensas dos alunos das aulas de Educação Física, a preocupação dos alunos com o vestibular; a própria cultura instituída de se aceitar as dispensas dos alunos; o desconhecimento da legislação atual por parte dos coordenadores; a concepção, ao meu ver, equivocada dos professores sobre o que viria a ser a Educação Física dentro da escola muitas vezes confundido-a com uma atividade e não como um componente curricular; e também, um dos motivos, é o próprio sistema capitalista. Nas considerações finais faço uma síntese do trabalho apontando os achados da pesquisa, levantando proposições para a mudança do quadro atual que se encontram escolas frente a essa problemática. |
Palavras-chave: | Educação Educação física Dispensa em educação física Ensino médio Education Dismissal in physical education High school Physical education |
Editora / Evento / Instituição: | Programa de Pós- Graduação em Educação da UFBA |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10197 |
Data do documento: | 2007 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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