https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10177
Tipo: | Tese |
Título: | Sociedade, educação e esporte: a teoria do conhecimento e o esporte na formação de professores de educação física |
Autor(es): | Colavolpe, Carlos Roberto |
Autor(es): | Colavolpe, Carlos Roberto |
Abstract: | A tese trata do sistema de complexo “Sociedade-educação-esporte”, e analisa o trato desse conhecimento no currículo de formação de professores, para estabelecer relações e nexos entre o trabalho pedagógico, a teoria do conhecimento, o projeto de escolarização e o projeto histórico para reconhecer a proposição superadora no trato com o conhecimento, na perspectiva da formação para a emancipação humana. A temática Sociedade foi analisada a partir das relações “ser humano-natureza-cultura” e das leis gerais que regem as relações “capital-trabalho” que determinam a formação do ser humano e se expressam dentro da escola nas finalidades da educação e na teoria do conhecimento que explica o que é o ser humano, como ele conhece e como ele desenvolve as suas capacidades cognoscitivas; Educação a partir das relações “capital-trabalho” e “trabalho-educação”, que estruturam a sociedade e se expressam dentro da escola na organização do trabalho pedagógico; Esporte a partir das relações entre “sociedade-educação-esporte” e entre “competitivo-lúdico” que se expressam no currículo, no trato com o conhecimento, nos conteúdos e métodos, nos objetivos e avaliação. Este processo de análise, encontrado na literatura, da produção do conhecimento em dissertações e teses e dos programas dos cursos de educação nos permitiu a exposição: 1. do fenômeno social esportivo enquanto totalidade concreta identificado no trato do conhecimento na formação de professores e da singularidade dos processos histórico-sociais; 2. do trabalho pedagógico no tocante ao conhecimento do esporte no currículo de formação de professores. Este percurso possibilitou a apresentação de uma proposta para a organização do conhecimento em ciclos e a abordagem do conteúdo do ensino esportivo, nos Cursos de Formação de Professores em Educação Física, através do sistema de complexo “Sociedadeeducação- esporte” como contribuição teórica para a superação do conhecimento fragmentado, tratado em modalidades esportivas, a falta de relação e nexo entre o trabalho pedagógico e o projeto histórico nos Cursos de Formação de Professores de Educação Física no Brasil. |
Palavras-chave: | Educação física - estudo e ensino Esportes - estudo e ensino Professores de educação física - formação Currículos Teoria do conhecimento Physical education - study and teaching Knowledge theory of Sports - study and teaching Physical education teachers – formation |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10177 |
Data do documento: | 2010 |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Carlos Roberto_Tese.pdf | 4,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.