Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9658
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Agô alafiju, odara! a presença de Clyde Wesley Morgan na Escola de Dança da UFBA, 1971 - 1978
Authors: Oliveira, Nadir Nóbrega
metadata.dc.creator: Oliveira, Nadir Nóbrega
Abstract: Esta dissertação destaca a trajetória artística e institucional de Clyde Wesley Morgan, de modo a favorecer estudos analíticos do legado coreográfico e cultural deixado por este profissional, para a dança e sua contextualidade étnica na Bahia. Além disso, consiste em uma análise estética e reflexiva dos processos de criação e encenação do espetáculo coreográfico Porque Oxalá Usa Ekodidé, dirigido por Clyde Wesley Morgan, em 1973, baseado no conto homônimo afro-brasileiro de Deoscóredes dos Santos, identificando suas matrizes estético-culturais (princípios, códigos, vocabulários e conteúdos), assim como as interfaces que apresenta transitando entre a dança e os demais elementos cênicos no espetáculo. O estudo averigua o papel central que a dança ocupa nos processos de concepção, criação e encenação dos trabalhos de Clyde Morgan. Dentre os objetivos desta pesquisa destacam-se: identificar, a partir de um breve enfoque antropológico, a origem e a presença da gestualidade abstraída no espetáculo, refletindo a sua utilização na coreografia do mesmo; ressaltar a contribuição deste coreógrafo como elemento formador e recriador de identidade cultural negra, na Bahia; identificar as principais manifestações afro descendentes que ocorreram na Bahia deste período, reconhecendo como processos propositivos de afirmação e cultura negra. A dança apresentada neste e em outros espetáculos reúne, de forma híbrida e singular, características de diversas matrizes estético-culturais (africanas, européias, brasileira, norte-americana, vocabulários da dança afro-brasileira, balé clássico e dança moderna). Além disso, foi detectado o encontro do tradicional e do moderno, determinando assim um dos mais expressivos resultados da criação proporcionada por Clyde Morgan, que também não perdeu de vista o conjunto de relações sociais e de poder vividos pelo grupo.
Keywords: História do Brasil
Dança teatral
Clyde Wesley Morgan
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9658
Issue Date: 2006
Appears in Collections:Dissertação (PPGAC)

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.