Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9643
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPassos, Fernando Antônio de Paula-
dc.contributor.authorPortela, Regina Lúcia dos Santos-
dc.creatorPortela, Regina Lúcia dos Santos-
dc.date.accessioned2013-04-10T13:52:17Z-
dc.date.available2013-04-10T13:52:17Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9643-
dc.description126f.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação é uma reflexão crítica sobre minha atuação com a Polícia Militar da Bahia através do seu Grupo de Teatro, na perspectiva da visibilidade dos movimentos dos corpos do policial e sua representação. Transitando entre conceitos relativos à cena, ritual e cotidiano, analiso a atuação dos policiais militares no espetáculo Ópera da Cidadania como também nas suas ações operacionais cotidianas. Sob a marquise dos Estudos da Performance destaco neste trabalho a articulação teórica entre corpo e performance, cena e cotidiano, realidade e ficção; utilizando a cena como o local de discussão, confrontação e dinamização de questões sobre representações sociais, gênero, sexualidade, etnia, política, sociedade. Local onde a cultura pode ser analisada num espaço de possibilidades que proporcionam a articulação com os fenômenos artísticos e culturais de conjuntos de interpretações compartilhadas, possibilitando a identificação de co-construções de diferenças e de processos identitários. Com o embasamento teórico de autores como: Victor Turner, Richard Schechner, Judith Butler, Barbara Browning, Peggy Phelan, Michel Foucault, Ngugi Wa Thiong’o e Homi K. Bhabha, procuro analisar as encenações dos policiais no discurso da representação social e sua demanda teórica, política e artística, buscando articular a teoria da performance com o fazer artístico e operacional do policial militar através das narrativas identitárias que as diversas cenas revelam. Esforço-me em refletir sobre a visibilidade do corpo do policial que a cena privilegia através de uma escrita performativa, visando, com isso, revelar a encenação teatral realizada pelos policias militares como uma estratégia socialmente articulada para o fortalecimento de uma Polícia Militar para a cidadania.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectPolícia Militarpt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.titleÓpera da cidadania: entre fardos e performáticos o corpo em performance na Polícia Militar da Bahiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação. Regina PortelaParte 1584,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Dissertação. Regina PortelaParte 2653,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Dissertação. Regina PortelaParte 33,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.