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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9643
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Passos, Fernando Antônio de Paula | - |
dc.contributor.author | Portela, Regina Lúcia dos Santos | - |
dc.creator | Portela, Regina Lúcia dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-10T13:52:17Z | - |
dc.date.available | 2013-04-10T13:52:17Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9643 | - |
dc.description | 126f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação é uma reflexão crítica sobre minha atuação com a Polícia Militar da Bahia através do seu Grupo de Teatro, na perspectiva da visibilidade dos movimentos dos corpos do policial e sua representação. Transitando entre conceitos relativos à cena, ritual e cotidiano, analiso a atuação dos policiais militares no espetáculo Ópera da Cidadania como também nas suas ações operacionais cotidianas. Sob a marquise dos Estudos da Performance destaco neste trabalho a articulação teórica entre corpo e performance, cena e cotidiano, realidade e ficção; utilizando a cena como o local de discussão, confrontação e dinamização de questões sobre representações sociais, gênero, sexualidade, etnia, política, sociedade. Local onde a cultura pode ser analisada num espaço de possibilidades que proporcionam a articulação com os fenômenos artísticos e culturais de conjuntos de interpretações compartilhadas, possibilitando a identificação de co-construções de diferenças e de processos identitários. Com o embasamento teórico de autores como: Victor Turner, Richard Schechner, Judith Butler, Barbara Browning, Peggy Phelan, Michel Foucault, Ngugi Wa Thiong’o e Homi K. Bhabha, procuro analisar as encenações dos policiais no discurso da representação social e sua demanda teórica, política e artística, buscando articular a teoria da performance com o fazer artístico e operacional do policial militar através das narrativas identitárias que as diversas cenas revelam. Esforço-me em refletir sobre a visibilidade do corpo do policial que a cena privilegia através de uma escrita performativa, visando, com isso, revelar a encenação teatral realizada pelos policias militares como uma estratégia socialmente articulada para o fortalecimento de uma Polícia Militar para a cidadania. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Polícia Militar | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.title | Ópera da cidadania: entre fardos e performáticos o corpo em performance na Polícia Militar da Bahia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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