Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9641
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Reis, Angela de Castro | - |
dc.contributor.author | Carneiro, Ana Maria Pacheco | - |
dc.creator | Carneiro, Ana Maria Pacheco | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-10T13:52:01Z | - |
dc.date.available | 2013-04-10T13:52:01Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9641 | - |
dc.description | 314f. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa ora apresentada está relacionada a um pensar a educação, contexto mais amplo em que ela se insere. A investigação teve como objetivo principal verificar a possibilidade de utilização de imagens como material didático-pedagógico na aquisição de conhecimentos no ensino de teatro. A hipótese é de que as imagens atuam como material mobilizador e provocador do imaginário e, dessa forma, podem ser utilizadas como recurso metodológico deflagrador de processos transformadores relacionados à apreensão de noções conceituais, no ensino de teatro. No que diz respeito à metodologia utilizada, a pesquisa foi realizada por meio de experimentação e análise a partir de práticas que ocorreram no interior de disciplinas do Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia (MG), em trabalhos que tiveram como foco o corpo e as relações com o espaço: movimentos e posturas, e que procuraram ampliar a capacidade de percepção do aluno/ator, aumentando o nível de atenção em relação a seu próprio corpo, bem como levá-lo a vivenciar experiências que apontassem caminhos para o estabelecimento de uma nova relação com o espaço. A investigação realizada tornou possível reconhecer como amplamente positivas as possibilidades oferecidas pelas imagens na apreensão de conceitos, principalmente por provocarem a união de percepção, imaginação e criatividade nos processos práticos desencadeados, bem como pelos aspectos lúdicos que proporcionam, permitindo a criação de um espaço onde as dificuldades encontradas pelos alunos podem ser enfrentadas com maior tranquilidade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.subject | Imaginário | pt_BR |
dc.subject | Materia Didático | pt_BR |
dc.subject | Pedagógico | pt_BR |
dc.title | A pedra lançada no pântano: a contribuição de imagens na produçãode conhecimentos sobre corpo/espaço no ensino de teatro | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGAC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese%20Ana%20Carneiro%20parte%201.pdf | Parte 1 | 6,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tese%20Ana%20Carneiro%20%20parte%202.pdf | Parte 2 | 8,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tese%20Ana%20Carneiro%20parte%203.pdf | Parte 3 | 8,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tese%20Ana%20Carneiroparte%204.pdf | Parte 4 | 7,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tese%20Ana%20Carneiro%20parte%205.pdf | Parte 5 | 5,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.