Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9641
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorReis, Angela de Castro-
dc.contributor.authorCarneiro, Ana Maria Pacheco-
dc.creatorCarneiro, Ana Maria Pacheco-
dc.date.accessioned2013-04-10T13:52:01Z-
dc.date.available2013-04-10T13:52:01Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9641-
dc.description314f.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa ora apresentada está relacionada a um pensar a educação, contexto mais amplo em que ela se insere. A investigação teve como objetivo principal verificar a possibilidade de utilização de imagens como material didático-pedagógico na aquisição de conhecimentos no ensino de teatro. A hipótese é de que as imagens atuam como material mobilizador e provocador do imaginário e, dessa forma, podem ser utilizadas como recurso metodológico deflagrador de processos transformadores relacionados à apreensão de noções conceituais, no ensino de teatro. No que diz respeito à metodologia utilizada, a pesquisa foi realizada por meio de experimentação e análise a partir de práticas que ocorreram no interior de disciplinas do Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia (MG), em trabalhos que tiveram como foco o corpo e as relações com o espaço: movimentos e posturas, e que procuraram ampliar a capacidade de percepção do aluno/ator, aumentando o nível de atenção em relação a seu próprio corpo, bem como levá-lo a vivenciar experiências que apontassem caminhos para o estabelecimento de uma nova relação com o espaço. A investigação realizada tornou possível reconhecer como amplamente positivas as possibilidades oferecidas pelas imagens na apreensão de conceitos, principalmente por provocarem a união de percepção, imaginação e criatividade nos processos práticos desencadeados, bem como pelos aspectos lúdicos que proporcionam, permitindo a criação de um espaço onde as dificuldades encontradas pelos alunos podem ser enfrentadas com maior tranquilidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectMateria Didáticopt_BR
dc.subjectPedagógicopt_BR
dc.titleA pedra lançada no pântano: a contribuição de imagens na produçãode conhecimentos sobre corpo/espaço no ensino de teatropt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese%20Ana%20Carneiro%20parte%201.pdfParte 16,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tese%20Ana%20Carneiro%20%20parte%202.pdfParte 28,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tese%20Ana%20Carneiro%20parte%203.pdfParte 38,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tese%20Ana%20Carneiroparte%204.pdfParte 47,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tese%20Ana%20Carneiro%20parte%205.pdfParte 55,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.