https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9640
Tipo: | Dissertação |
Título: | Estudos da performance, ética e pedagogia: desconstruindo a lei do pai |
Autor(es): | Rosa, Juliana de Almeida Ferrari |
Autor(es): | Rosa, Juliana de Almeida Ferrari |
Abstract: | O presente trabalho trata de estratégias políticas para o ensino das categorias produzidas nos Estudos da Performance, junto aos alunos dos cursos de graduação (bacharelado e licenciatura) em artes cênicas, como forma de apoderamento de grupos de estudantes oriundos das classes subalternas, marginalizadas pela cultura dominante. Tais estratégias são pautadas pela utilização da teoria e da pedagogia crítica, dos estudos feministas, teoria queer, estudos culturais, estudos pós-coloniais, e pedagogia da arte da performance. Busca-se a realização de uma escrita performativa, onde se mesclam as formas do ensaio, da autobiografia e da revisão bibliográfica. O fio condutor é o questionamento da Lei do Pai como matriz fundante de uma cultura patriarcalista, logocêntrica e falocêntrica, abrindo as discussões sobre relações entre ética e ensino de teoria cênica; formação do currículo escolar; currículo oculto; subjetividade e alteridade em sala de aula; teoria e prática, dialogismo e incorporação de saberes teóricos através da pedagogia da arte da performance. |
Palavras-chave: | Performance Pedagogia crítica Ética Ensino de teoria Teoria em artes cênicas Lei do Pai Currículo escolar Praxis pedagógica Estratégias Subjetividade Apoderamento Alteridade Reconhecimento Classes subalternas |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9640 |
Data do documento: | 2008 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação. Juliana Rosa | 1,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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