Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Passos, Fernando Antônio de Paula | - |
dc.contributor.author | Rosa, Juliana de Almeida Ferrari | - |
dc.creator | Rosa, Juliana de Almeida Ferrari | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-10T13:51:52Z | - |
dc.date.available | 2013-04-10T13:51:52Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9640 | - |
dc.description | 169f. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata de estratégias políticas para o ensino das categorias produzidas nos Estudos da Performance, junto aos alunos dos cursos de graduação (bacharelado e licenciatura) em artes cênicas, como forma de apoderamento de grupos de estudantes oriundos das classes subalternas, marginalizadas pela cultura dominante. Tais estratégias são pautadas pela utilização da teoria e da pedagogia crítica, dos estudos feministas, teoria queer, estudos culturais, estudos pós-coloniais, e pedagogia da arte da performance. Busca-se a realização de uma escrita performativa, onde se mesclam as formas do ensaio, da autobiografia e da revisão bibliográfica. O fio condutor é o questionamento da Lei do Pai como matriz fundante de uma cultura patriarcalista, logocêntrica e falocêntrica, abrindo as discussões sobre relações entre ética e ensino de teoria cênica; formação do currículo escolar; currículo oculto; subjetividade e alteridade em sala de aula; teoria e prática, dialogismo e incorporação de saberes teóricos através da pedagogia da arte da performance. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia crítica | pt_BR |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.subject | Ensino de teoria | pt_BR |
dc.subject | Teoria em artes cênicas | pt_BR |
dc.subject | Lei do Pai | pt_BR |
dc.subject | Currículo escolar | pt_BR |
dc.subject | Praxis pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Estratégias | pt_BR |
dc.subject | Subjetividade | pt_BR |
dc.subject | Apoderamento | pt_BR |
dc.subject | Alteridade | pt_BR |
dc.subject | Reconhecimento | pt_BR |
dc.subject | Classes subalternas | pt_BR |
dc.title | Estudos da performance, ética e pedagogia: desconstruindo a lei do pai | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC)
|