Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9630
metadata.dc.type: Tese
Title: A etnocenologia e seu método:um olhar sobre a pesquisa contemporânea em artes cênicas no Brasil e na França
Authors: Santos, Adailton Silva dos
metadata.dc.creator: Santos, Adailton Silva dos
Abstract: A etnocenologia surgiu como uma nova disciplina dos estudos dos fenômenos espetaculares, em 1995, na França. Ela se propôs a lançar um olhar diferenciado às práticas e comportamentos espetaculares humanamente organizados, procurando evitar os preconceitos e hábitos de pesquisa nocivos aos objetos estudados nesta área. Esta tese consiste de uma análise reflexiva acerca do discurso da etnocenologia, especificamente dos marcos de orientação de sua metodologia, entre os anos de 1995 e 2005, desde o ponto de vista estrito da constituição e desenvolvimento de seu discurso científico. Procurou-se fazer isso a partir da compreensão dos seus marcos históricos, do exame de suas principais afirmações, do esclarecimento das ligações de suas afirmações com importantes teses, de base epistemológica, contemporâneas e, também, pela aproximação genérica do universo da pesquisa em artes cênicas com o universo das ciências,hodiernamente. Os resultados atingidos dão conta da falta de elementos epistemicos fundamentais para a constituição de uma disciplina científica, mesmo dentro do amplo espectro considerado como abrangência da categoria do científico atualmente.A conclusão mais relevante é que, em seus dez primeiros anos de existência, a etnocenologia, desde o ponto de vista intracientífico, ainda não formou elementos epistêmicos suficientemente sólidos capazes de sustentar sua cientificidade como disciplina autônoma.
Keywords: Etnocenologia
Artes Cênicas
Ciência
Metodologia
Epistemologia
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9630
Issue Date: 2009
Appears in Collections:Tese (PPGAC)

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.