https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9616
Tipo: | Tese |
Título: | Encontro marcado: um trabalho pedagógico com performances teatrais para a discussão das sexualidades em espaços de educação |
Autor(es): | Martins, Guaraci da Silva Lopes |
Autor(es): | Martins, Guaraci da Silva Lopes |
Abstract: | A presente pesquisa é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA, vinculada à linha de pesquisa Corpo e(m) Performance. O objeto de estudo se refere a uma metodologia de trabalho com o teatro para abordar questões de sexo, gênero e sexualidade em espaços formais e não formais de educação. Os dados foram coletados durante a minha orientação e supervisão na disciplina de Estágio Supervisionado III no Curso de Licenciatura em Teatro da Faculdade de Artes do Paraná, no primeiro semestre de 2008. Esta investigação também envolve docentes atuantes na rede estadual e municipal da educação de Curitiba e regiões metropolitanas. Todos estão interessados em ampliar o seu conhecimento sobre os discursos de saber/poder que permeiam a construção do corpo,discursos estes determinantes nos processos de exclusão e de discriminação social. Participam desta pesquisa algumas pessoas integrantes do Grupo Dignidade, que em sua maioria buscam alternativas de viver o seu gênero e sexualidade para além dos limites estabelecidos pelo sistema de uma heterossexualidade compulsória e naturalizada. As experiências mantidas com os grupos de estagiários, professores e militantes foram relevantes para a produção de um estudo sistematizado com enfoque nos processos de identificação e desidentificação dos corpos.Para o desenvolvimento deste trabalho me utilizo da pesquisa participante com abordagem qualitativa e fundamentada em teorias específicas articuladas aos processos cênico-criativos. Considero o teatro e a performance como áreas de conhecimento que proporcionam a discussão e a vivência sobre variadas questões relativas ao objeto de estudo desta investigação. Nesta perspectiva, podem contribuir de uma forma efetiva em processos de “desnaturalização” dos corpos em direção a uma educação libertária que inclua nela o direito de todos à diferença. |
Palavras-chave: | Performance Artes cênicas Pedagogia do Teatro Gênero Sexualidade |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9616 |
Data do documento: | 2009 |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGAC) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese%20Martins%201%20seg.pdf | Parte 1 | 5,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tese%20Martins%202%20seg.pdf | Parte 2 | 4,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tese%20Martins-3%20seg.pdf | Parte 3 | 6,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.