Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9357
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Certificação ambiental hoteleira: estratégia de marketing VS estratégia de gestão
Authors: Rios, Eduardo Leony Lyra
metadata.dc.creator: Rios, Eduardo Leony Lyra
Abstract: Com o processo de globalização, as empresas passaram a expandir-se em busca do novos mercados. Porém, junto a este processo, deu-se o acirramento da concorrência entre as firmas, que passaram a preocupar-se com questões que aumentassem o seu potencial de competitividade, a fim de obter alguma vantagem diante das outras. Uma das maneiras convencionais utilizadas pelas empresas é a de reduzir custos de produção, porém a partir da Escola Institucionalista, surge o conceito de custos de transações, sendo assim, utilizada como outra via de obter maiores vantagens competitividade. É a partir deste cenário, que irá se inserir os certificados, como um dos mecanismos que promovem a redução dos custos transacionais. Este trabalho pretende analisar como os certificados poderão ajudar a eficiência na gestão do negócio e reduzir os custos transacionais dentro de uma empresa. Para isso, pretende-se se utilizar de um estudo de caso do Hotel Canto das Águas, localizado em Lençóis - BA, o qual recebeu o primeiro certificado de hotel sustentável do Brasil. Com este caso, pode-se verificar que a certificação não só pode contribuir para a redução dos custos de transação, mas também para o controle dos custos de gestão.
Keywords: Certificação ambiental
Custo de transações
Padrões
Marcas
Instituições
Direito de propriedade
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9357
Issue Date: 2011
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUARDO LEONY LYRA RIOS.pdf542,31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.