Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9265
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFartes, Vera Lúcia Bueno-
dc.contributor.authorFerreira, Sônia Maria Moraes-
dc.creatorFerreira, Sônia Maria Moraes-
dc.date.accessioned2013-03-26T18:38:35Z-
dc.date.available2013-03-26T18:38:35Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9265-
dc.description246 f.: il.pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa valeu-se dos princípios norteadores da etnopesquisa-formação com o objetivo de analisar as ações promotoras do protagonismo juvenil nos “atos de currículo” do Ensino Médio com a expectativa de compreender o significado dessas ações na formação dos jovens educandos. O campo empírico desse trabalho foi o Colégio Militar de Salvador (CMS). Nele, buscou-se alcançar os objetivos específicos de identificar o protagonismo juvenil na formação acadêmica dos estudantes do Ensino Médio e interpretar na perspectiva dos jovens, dos educadores e dos gestores as atividades favoráveis ou não à expressão do protagonismo juvenil. O estudo apresentado foi desenvolvido por etapas que vez por outra, passaram por alguns momentos de interseção: pesquisa exploratória sobre o protagonismo juvenil; estudos teóricos sobre a etnopesquisa-formação, cultura e currículo; realização de trabalho de campo no qual se empreendeu uma pesquisa documental, observação participante periférica, registros no caderno de campo, entrevistas semi-estruturadas aplicadas nas formas presenciais e virtuais; compreensão e interpretação de dados. O cenário apresentou-se como um campo de estudo complexo, tensionado, devido à própria natureza da cultura militar, da dinâmica que envolve atividades socioculturais vivenciadas na relação dos sujeitos da comunidade escolar e do elemento “juventude” implicada em todos os aspectos da investigação. Como resultado desse estudo, confirma-se a presença do protagonismo juvenil em uma proposta de educação militar mais como um fruto da própria natureza do ser jovem do que o resultado de uma proposta pedagógica institucional. As ações socioculturais têm o significado de verdadeiros “atos de currículo” capaz de trazer à tona a essência do ser jovem, no ousar, transgredir e vencer as próprias limitações. A forma como esse protagonismo se move no contexto educativo deixa transparecer uma sutil mudança no trabalho pedagógico realizado por meio da abertura para manifestações da criatividade e autonomia, ainda que limitada, concedida pelas ações socioculturais desenvolvidas pelos jovens. Dentro desse contexto não somente a educação, como também a formação oferecida imprime uma marca na cultura juvenil do estudante a ponto de influenciá-lo de forma determinante na vida pessoal e profissional.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectEducação militarpt_BR
dc.subjectJovens - Educaçãopt_BR
dc.titleO protagonismo de jovens no ensino médio do Colégio Militar de Salvador: compreendendo "atos de currículo" em experiências socioculturais de formaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sônia Maria Moraes Ferreira.pdf2,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.