Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Miranda, Theresinha Guimarães | - |
dc.contributor.author | Costa, Daiane Santil | - |
dc.creator | Costa, Daiane Santil | - |
dc.date.accessioned | 2013-03-26T16:38:21Z | - |
dc.date.available | 2013-03-26T16:38:21Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9264 | - |
dc.description | 181 f.: il. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa de mestrado tem como objetivo compreender como se dá a mediação pedagógica na aprendizagem da língua escrita de alunos com Síndrome de Down em classes inclusivas. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desta pesquisa se deu a partir de um Estudo de Caso, em uma escola particular de Ensino Fundamental I, de pequeno porte, situada na cidade de Salvador, Bahia. Entende-se que o processo de aquisição da escrita se apresenta como um caminho de descobertas para a criança, pois imersa num mundo de coisas escritas tem a
possibilidade de se desenvolver, enquanto sujeito, na sua relação com o meio e com
os outros, como também, de participar de diversas atividades sociais postas numa
cultura letrada. Os resultados encontrados, a partir dos dados coletados na observação da prática pedagógica, na entrevista semi-estruturada com as docentes envolvidas e na análise de documentos, evidenciaram que as intervenções pedagógicas (direta e indireta) que professores realizam na aprendizagem da língua escrita da criança com Síndrome de Down, se baseiam na concepção de linguagem tradicional para alfabetizar. Além disso, notou-se uma frágil valorização e avaliação da escrita inicial da criança e um trabalho pedagógico, no campo da linguagem, que evidencia a necessidade de definição, pois se mostrou pouco sistematizado e organizado para atender as demandas dos alunos em processo de inclusão escolar. A escola apresenta uma atuação pedagógica dividida, o que requer redefinições quanto à efetivação de um trabalho pedagógico planejado e estruturado
considerando a diversidade presente na sala de aula. Acredita-se que as condições
reais de acesso e permanência das crianças com Síndrome de Down nas escolas requerem a identificação das particularidades desses sujeitos e uma pedagogia atenta às reais demandas e adaptações curriculares favoráveis aos processos de aprendizagem dos alunos, numa perspectiva inclusiva. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Síndrome de Down | pt_BR |
dc.subject | Mediação do professor | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem da língua escrita | pt_BR |
dc.subject | Aquisição de linguagem | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | A mediação de professores na aprendizagem da língua escrita de alunos com Síndrome de Down | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU)
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