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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantana, Kleverton Bacelar-
dc.contributor.authorNogueira, Sandro dos Santos-
dc.creatorNogueira, Sandro dos Santos-
dc.date.accessioned2013-03-26T15:31:35Z-
dc.date.available2013-03-26T15:31:35Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9260-
dc.description128 f.: il.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado tem por objetivo conhecer as indicações de Michel Foucault sobre a pedagogia na modernidade, a partir da leitura de sua obra. Desse modo, o trabalho se dirige aos dois primeiros momentos que demarcam a obra foucaultiana, a arqueologia e a genealogia. No que tange a fase arqueológica, procurou-se descrever o solo em que subjaz o saber pedagógico e destacou-se a psicologia como fundamento racional da pedagogia e, ao mesmo tempo, as críticas do filósofo francês ao saber psicológico e como essas críticas se estendem a pedagogia. Para esse objetivo, foi necessário recorrer a obras que são anteriores a essa fase porque versam diretamente sobre as relações entre a psicologia e a pedagogia. Nesse aspecto, a pesquisa revelou que a pedagogia apoiada no pólo clínico da psicologia se transformou em uma terapêutica porque diagnostica o homem, tratando dos seus problemas na relação consigo mesmo e na educação, nos entraves de aprendizagem. No que se refere à fase genealógica, procurou-se descrever como funciona o poder pedagógico nas instituições educativas a partir de exemplos fornecidos pelo autor, de modo particular, na obra Vigiar e Punir. Nesse sentido, se destacou a escola como um dispositivo do poder disciplinar e de seus mecanismos. Assim, a pesquisa mostrou que a pedagogia se formou no interior da instituição educativa para conduzir e adaptar o aluno às suas funções e normas. Da crítica radical de Foucault à pedagogia, se retirou que ela (a pedagogia) é um saber possuidor de um solo frágil por se fundamentar em um saber cientificamente duvidoso, atravessador e perigoso, tanto pelo psicologismo quanto pelo antropologismo; um saber “estranho” porque se desenvolve sob a chancela do poder disciplinar e nele se movimenta como “guardião” da normalização dos sujeitos no meio educativo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.subjectFoucault, Michel -1926-1984pt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectPoder disciplinarpt_BR
dc.titleArqueologia foucaultiana da pedagogia: indicação de leiturapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvador.pt_BR
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