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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9249
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBurnham, Teresinha Fróes-
dc.contributor.authorSouza, Fábio Kalil de-
dc.creatorSouza, Fábio Kalil de-
dc.date.accessioned2013-03-25T17:47:18Z-
dc.date.available2013-03-25T17:47:18Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9249-
dc.description173 f.: il.pt_BR
dc.description.abstractA cibercultura trouxe à Educação novos desafios para o fazer pedagógico docente, que geram, no mínimo, questionamentos de posturas cristalizadas e a necessidade de sua reinvenção. Particularmente na Educação Online, esses desafios somados às possibilidades das tecnologias digitais –em especial a internet- requerem do professor a criação de experiências de ensino-aprendizagem que coloquem o discente como autor do seu script educacional. Na atualidade, cursos online são promovidos em diversas instituições de ensino utilizando-se de protocolos de Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA para promoção de interacionalidade e aprendizagem entre os sujeitos, como o fórum de discussão. Nesta pesquisa buscamos investigar o processo de mediação pedagógica via fórum de discussão voltado à aprendizagem colaborativa, tendo como campo empírico o AVA Moodle de um projeto de curso interinstitucional para formação de professores online. Analisamos postagens/mensagens/enunciados de fóruns de discussão presentes em dois módulos desse curso mapeando (e discutindo) mediações consideradas favoráveis à aprendizagem colaborativa. Como uma investigação de caráter exploratório e na modalidade estudo de caso, optamos por observação participante e análise de conteúdos como procedimentos metodológicos. Os resultados da análise das informações coletadas sugerem a necessidade de uma postura dialogicamente aberta e problematizadora do docente online frente ao processo de ensino-aprendizagem, possibilitando, junto aos discentes, uma mediação compartilhada e consequente coautoria na dinâmica de construção do conhecimento. Nesse horizonte a pesquisa mostra a relevância de ações mediadoras que provoquem questionamentos, reflexões e confronto de ideias/pensamentos, que fortaleça laços de comunidade, que incentive a pesquisa e o trabalhocolaborativo e que arquitete situações de aprendizagem que privilegiem a interlocução e o intercâmbio de saberes e experiências entre os envolvidos. Concluímos com um rol de procedimentos e considerações que podem auxiliar na mediação pedagógica com esse protocolo digital.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação onlinept_BR
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.subjectAprendizagem colaborativapt_BR
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.titleDocência interativa online: ações que traduzem mediações pedagógicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

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