Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Burnham, Teresinha Fróes | - |
dc.contributor.author | Souza, Fábio Kalil de | - |
dc.creator | Souza, Fábio Kalil de | - |
dc.date.accessioned | 2013-03-25T17:47:18Z | - |
dc.date.available | 2013-03-25T17:47:18Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9249 | - |
dc.description | 173 f.: il. | pt_BR |
dc.description.abstract | A cibercultura trouxe à Educação novos desafios para o fazer pedagógico docente, que
geram, no mínimo, questionamentos de posturas cristalizadas e a necessidade de sua
reinvenção. Particularmente na Educação Online, esses desafios somados às possibilidades das tecnologias digitais –em especial a internet- requerem do professor a
criação de experiências de ensino-aprendizagem que coloquem o discente como autor do seu script educacional. Na atualidade, cursos online são promovidos em diversas instituições de ensino utilizando-se de protocolos de Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA para promoção de interacionalidade e aprendizagem entre os
sujeitos, como o fórum de discussão. Nesta pesquisa buscamos investigar o processo de
mediação pedagógica via fórum de discussão voltado à aprendizagem colaborativa,
tendo como campo empírico o AVA Moodle de um projeto de curso interinstitucional
para formação de professores online. Analisamos postagens/mensagens/enunciados de
fóruns de discussão presentes em dois módulos desse curso mapeando (e discutindo)
mediações consideradas favoráveis à aprendizagem colaborativa. Como uma investigação de caráter exploratório e na modalidade estudo de caso, optamos por
observação participante e análise de conteúdos como procedimentos metodológicos. Os resultados da análise das informações coletadas sugerem a necessidade de uma postura dialogicamente aberta e problematizadora do docente online frente ao processo de ensino-aprendizagem, possibilitando, junto aos discentes, uma mediação compartilhada e consequente coautoria na dinâmica de construção do conhecimento. Nesse horizonte a pesquisa mostra a relevância de ações mediadoras que provoquem questionamentos, reflexões e confronto de ideias/pensamentos, que fortaleça laços de comunidade, que incentive a pesquisa e o trabalhocolaborativo e que arquitete situações de aprendizagem que privilegiem a interlocução e o intercâmbio de saberes e experiências entre os envolvidos. Concluímos com um rol de procedimentos e considerações que podem
auxiliar na mediação pedagógica com esse protocolo digital. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação online | pt_BR |
dc.subject | Mediação pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem colaborativa | pt_BR |
dc.subject | Ambiente virtual de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Docência interativa online: ações que traduzem mediações pedagógicas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU)
|