Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Taffarel, Celi Nelza Zulke | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Marize Souza | - |
dc.creator | Carvalho, Marize Souza | - |
dc.date.accessioned | 2013-03-22T17:22:52Z | - |
dc.date.available | 2013-03-22T17:22:52Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9176 | - |
dc.description | 165 f.: il | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente tese insere-se entre as que tratam da formação de professores no contexto
das relações entre o Estado e Movimentos de Luta Social no campo. Problematiza a formação
humana a partir das relações estabelecidas no modo de produção capitalista, que tem na
propriedade privada burguesa e na negação das riquezas aos que a produzem seus pilares
centrais. Levanta as hipóteses em torno dos rumos resultantes da luta em defesa das
reivindicações transitórias sobre educação e formação de professores para a educação básica nas escolas do campo e busca dados em fontes documentais para encontrar as regularidades na luta pela terra, pela educação e pela formação de professores do campo. Delimita estes dados ao Grupo Permanente de Trabalho da Educação do Campo/Comissão Nacional da Educação do Campo, por ser este espaço um local de confronto entre as reivindicações dos
movimentos de luta social do campo e as políticas educacionais do Estado burguês, que
expressam contradições e possibilidades da Educação do Campo. As regularidades
encontradas nos permitem concluir que a formação de professores, como a Licenciatura em Educação do Campo, estão na dependência da intensificação e da unidade da luta dos
trabalhadores da cidade e do campo na conquista de suas reivindicações transitórias e históricas, a saber: um Plano Nacional de Formação de Professores na perspectiva da valorização do magistério e da formação humana emancipatória, sintonizados com as lutas da classe trabalhadora pela superação do modo de produção capitalista. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Luta de Classe | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.subject | Políticas de formação de professores | pt_BR |
dc.title | Realidade da educação do campo e os desafios para a formação de professores da educação básica na perspectiva dos movimentos sociais. | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU)
|