https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9034
Tipo: | Dissertação |
Título: | Cultura escolar em Santiago do Iguape: ressonâncias, tensões e possibilidades |
Autor(es): | Silva, Islana de Oliveira |
Autor(es): | Silva, Islana de Oliveira |
Abstract: | Trata-se de um estudo dos reflexos e relações existentes entre aspectos da cultura escolar moderna em uma escola situada no distrito rural de Santiago do Iguape, município de Cachoeira, Recôncavo baiano. Seguiu-se a um estágio curricular ali realizado – na área de coordenação pedagógica, no âmbito do curso de graduação em pedagogia e do Projeto Paraguaçu -, em se que evidenciou muitas tensões e dificuldades perante as demandas emergentes no cenário social contemporâneo. O objetivo principal foi de analisar os limites do paradigma educacional moderno em face tais demandas e, assim, contribuir para a compreensão de processos educativos – a serem implantados -, sensíveis a e consubstanciados pela diversidade dos grupos humanos e dos seus contextos socioculturais e históricos. Realizou-se um estudo de caso ancorado em uma abordagem metodológica de inspiração etnográfica, por meio do qual se buscou a aproximação e interpretação de fazeres ordinários produzidos na escola, valorizando o cotidiano e os sujeitos envolvidos na ação educativa. O trabalho de pesquisa e as análises desenvolvidaspermitiram a reflexão sobre os valores excludentes em relação à diversidade culturale dos sujeitos, - que, de forma subjacente, encontram-se imbricados no modelo educacional moderno e se propalam no cotidiano escolar -, assim como a conjectura de possibilidades de construção dos processos pedagógicos acima indicados. |
Palavras-chave: | Educação multicultural Cultura escolar Diversidade cultural Escola Rural Santiago do Iguape |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9034 |
Data do documento: | 2008 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Islana de O. Silva.pdf | 4,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.