Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8946
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPimentel, Álamo-
dc.contributor.authorAraújo, Djacira Maria de Oliveira-
dc.creatorAraújo, Djacira Maria de Oliveira-
dc.date.accessioned2013-03-14T17:13:04Z-
dc.date.available2013-03-14T17:13:04Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8946-
dc.description154 f.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é o resultado de estudos realizados para conclusão do mestrado em educação, que teve como objetivo investigar a Pedagogia construída pelo MST e suas incidências, contradições e perspectivas na construção de relações de gênero. O estudo encontra-se ancorado nas reflexões trazidas nos documentos do MST, nas formulações da educação do e no campo, e nas contribuições do feminismo e do materialismo histórico-dialético, a saber: Perrot (1988), Saffioti (1976), Engels (2000), Melo e Di Sabbato (2006), Amorim (2009), Pavan (1998), Graças e Abramovay (2000), Quijano (2005), Cury (2009), Martins (1997), Stédile (1994; 2005), Costa (1998), Moreno (1987; 1997), Carrasco (2003), Sardenberg (2002), Silveira (2004), Nobre e Faria (2003), Camurça e Gouveia (2004), Scott (1995), Louro (1995), Bourdieu e Passeron (1992), Bourdieu (1998), Brandão (1986), Cury (1995), Beauvoir (1970), Gramsci (1989) e Chauí (1996), Young (1996), Mèszáros (2005), Freire (2004, 2005), Pistrak (2000) e Leher (2005). O aporte teórico explicita que as relações de gênero são construções sociais que se entrecruzam com outras divisões sociais, como classe e raça. O estudo traz a análise das relações sociais no campo percebendo a construção da opressão de gênero articulada ao sistema econômico e político de poder, sendo o patriarcado e o capitalismo concebidos como elementos do sistema de expropriação e exploração humana, que se realiza através das formas de controle da propriedade e da divisão social e sexual do trabalho. Trata da Pedagogia do MST como um campo de conhecimento e instrumento de ação política que está vinculada ao desenvolvimento do projeto de produção e trabalho agrícola dos camponeses e camponesas. Discute os princípios pedagógicos do MST os quais resultam de uma práxis social que se contrapõe ao projeto econômico, político e cultural da sociedade capitalista, apontando contradições, incidências e perspectivas nas relações sociais e nas práticas educativas, intencionando a construção de novas coletividades e novas subjetividades a ser vividas nos processos produtivos, na gestão e organização coletiva do trabalho e no jeito de se relacionar e educar. No desenvolvimento da pesquisa, fizemos uso dos seguintes instrumentos: análise documental e revisão teórica dos estudos anteriores sobre o assunto, sendo os dados primários levantados através de revisão bibliográfica, pertinente ao tema onde se tomou as elaborações sobre a Pedagogia do Movimento, tendo como principal aporte teórico o Dossiê MST/Escola (2005). A discussão metodológica se valeu de contribuições dos autores Vásquez (2007), Engels (2000), Marx (2004), Fiori (1987), Caldart (2004), Freire (2004,2005), Minayo (1987) e Brandão (1986). Os resultados da investigação apontaram que a dinâmica das relações sociais de classe e gênero, que incidem na formação do pensamento pedagógico do MST, apontam avanços e contradições e possibilidades no âmbito da reconstrução destas relações e de empoderamento dos sujeitos Sem Terra.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subjectPedagogia Movimento Sem Terrapt_BR
dc.subjectPedagogia críticapt_BR
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.titleA pedagogia do Movimento Sem Terra e relações de gênero: incidências, contradições e perspectivas em movimentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Djacira Maria de Oliveira Araújo.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.