DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor | Santos Júnior, Cláudio de Lira | - |
dc.contributor.author | Gentil, Maíra Araújo de Oliva | - |
dc.creator | Gentil, Maíra Araújo de Oliva | - |
dc.date.accessioned | 2013-03-13T16:39:12Z | - |
dc.date.available | 2013-03-13T16:39:12Z | - |
dc.date.issued | 2013-03-13 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8856 | - |
dc.description | 134 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia na área de concentração “Educação, sociedade e práxis pedagógica”. Localiza-se entre as pesquisas que investigam o processo de aquisição da escrita enquanto problemática significativa relacionada à formação humana pelo acesso à cultura histórica e socialmente construída pela humanidade. Tem como objeto de estudo as teorias que na Fonoaudiologia tratam do processo de aquisição da escrita a partir da concepção construtivista. Problematiza as contradições presentes no campo do conhecimento da Fonoaudiologia, enquanto ciência dos distúrbios da comunicação humana, no que se refere à direção apontada para as dificuldades de aquisição da escrita apresentadas pelas crianças no ambiente escolar, geralmente identificada pelos educadores e encaminhadas para a clínica terapêutica. Com o objetivo de contribuir para a constituição de bases científicas sólidas de uma teoria de linguagem sobre o processo de aquisição da escrita na Fonoaudiologia, orientada pelos princípios da formação humana, adota uma teoria do conhecimento que parte da realidade
para encontrar os elementos de explicação, apreensão e transformação desta realidade: o
materialismo histórico-dialético (teoria sócio-histórica) e toma a Psicologia Soviética como base para análise crítica das teorias construtivistas que tratam da apropriação da escrita pela criança. Após analisar as principais referências no campo de estudo em questão é defendida a dialética materialista histórica como base para construção de uma teoria da linguagem na
Fonoaudiologia, tendo em vista a constatação de que as chamadas teorias “sociointeracionistas” e “sócio-históricas” existentes hoje neste campo do conhecimento estão enraizadas nos princípios do construtivismo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Aquisição da escrita | pt_BR |
dc.subject | Construtivismo | pt_BR |
dc.subject | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.subject | Crítica | pt_BR |
dc.title | Crítica às teorias construtivistas da fonoaudiologia sobre o processo de aquisição da escrita | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertação (PGEDU)
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