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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8487
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | O uso de transcrição fonética na aprendizagem do português brasileiro como língua adicional |
Autor : | Tartaruga, Rômulo Craveiro de Sousa |
metadata.dc.creator: | Tartaruga, Rômulo Craveiro de Sousa |
Resumen : | A presente pesquisa-ação visa a analisar os resultados de uma instrução que promove o notar de aspectos fonéticos e fonológicos em português como língua adicional através do uso de transcrição fonética e as impressões dos sujeitos envolvidos sobre sua utilidade. Partiu-se da hipótese de que mudanças em direção a formas alvo poderiam ocorrer através da instrução que se propôs. Foram realizados exames pré-instrucionais em que se observou o status de processos fonológicos desses alunos e pós-instrucionais para se estudar os resultados da instrução na sua interfonologia. Para tanto, selecionou-se uma instituição particular constituída na cidade de Salvador de onde fizeram parte da pesquisa duas professoras e seus alunos – uma turma com quatro alunos e outra com três. O registro da instrução em áudio e vídeo das aulas, no período de uma semana possibilitou a captação de momentos em que os alunos notavam sons da língua que possivelmente passariam despercebidos, a prática da correção de erro pelas professoras e as reações dos alunos e professoras à aplicação da instrução. Para as testagens, utilizou-se o Exame Fonético Fonológico ERT, e dois outros exames criados especificamente para o estudo – frases que pudessem testar processos fonológicos em limites de palavras e uma entrevista que possibilitou análise de fala espontânea. Os dados dos exames foram foneticamente transcritos. O que se observou nos exames pós-instrucionais, foi que a maioria dos alunos apresentou uma mudança em direção à língua alvo na maior parte dos seus processos fonológicos que receberam tratamento instrucional. As reações à instrução foram positivas para a maioria dos alunos e para as duas professoras. |
Palabras clave : | Língua Portuguesa. Estudo e ensino. Pronúncia. Linguística. Dialética. Brasil. |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8487 |
Fecha de publicación : | 18-feb-2013 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PPGLL) |
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