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dc.contributor.advisorGama, Gustavo-
dc.contributor.authorTartaruga, Rômulo Craveiro de Sousa-
dc.creatorTartaruga, Rômulo Craveiro de Sousa-
dc.date.accessioned2013-02-18T16:09:19Z-
dc.date.available2013-02-18T16:09:19Z-
dc.date.issued2013-02-18-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8487-
dc.description.abstractA presente pesquisa-ação visa a analisar os resultados de uma instrução que promove o notar de aspectos fonéticos e fonológicos em português como língua adicional através do uso de transcrição fonética e as impressões dos sujeitos envolvidos sobre sua utilidade. Partiu-se da hipótese de que mudanças em direção a formas alvo poderiam ocorrer através da instrução que se propôs. Foram realizados exames pré-instrucionais em que se observou o status de processos fonológicos desses alunos e pós-instrucionais para se estudar os resultados da instrução na sua interfonologia. Para tanto, selecionou-se uma instituição particular constituída na cidade de Salvador de onde fizeram parte da pesquisa duas professoras e seus alunos – uma turma com quatro alunos e outra com três. O registro da instrução em áudio e vídeo das aulas, no período de uma semana possibilitou a captação de momentos em que os alunos notavam sons da língua que possivelmente passariam despercebidos, a prática da correção de erro pelas professoras e as reações dos alunos e professoras à aplicação da instrução. Para as testagens, utilizou-se o Exame Fonético Fonológico ERT, e dois outros exames criados especificamente para o estudo – frases que pudessem testar processos fonológicos em limites de palavras e uma entrevista que possibilitou análise de fala espontânea. Os dados dos exames foram foneticamente transcritos. O que se observou nos exames pós-instrucionais, foi que a maioria dos alunos apresentou uma mudança em direção à língua alvo na maior parte dos seus processos fonológicos que receberam tratamento instrucional. As reações à instrução foram positivas para a maioria dos alunos e para as duas professoras.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa. Estudo e ensino. Pronúncia. Linguística. Dialética. Brasil.pt_BR
dc.titleO uso de transcrição fonética na aprendizagem do português brasileiro como língua adicionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubUniversidade Federal da Bahia. Instituto de Letras. Salvador-Ba, 2011.pt_BR
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