Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gama, Gustavo | - |
dc.contributor.author | Tartaruga, Rômulo Craveiro de Sousa | - |
dc.creator | Tartaruga, Rômulo Craveiro de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2013-02-18T16:09:19Z | - |
dc.date.available | 2013-02-18T16:09:19Z | - |
dc.date.issued | 2013-02-18 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8487 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa-ação visa a analisar os resultados de uma instrução que promove o
notar de aspectos fonéticos e fonológicos em português como língua adicional através do
uso de transcrição fonética e as impressões dos sujeitos envolvidos sobre sua utilidade.
Partiu-se da hipótese de que mudanças em direção a formas alvo poderiam ocorrer através
da instrução que se propôs. Foram realizados exames pré-instrucionais em que se
observou o status de processos fonológicos desses alunos e pós-instrucionais para se
estudar os resultados da instrução na sua interfonologia. Para tanto, selecionou-se uma
instituição particular constituída na cidade de Salvador de onde fizeram parte da pesquisa
duas professoras e seus alunos – uma turma com quatro alunos e outra com três. O
registro da instrução em áudio e vídeo das aulas, no período de uma semana possibilitou a
captação de momentos em que os alunos notavam sons da língua que possivelmente
passariam despercebidos, a prática da correção de erro pelas professoras e as reações dos
alunos e professoras à aplicação da instrução. Para as testagens, utilizou-se o Exame
Fonético Fonológico ERT, e dois outros exames criados especificamente para o estudo –
frases que pudessem testar processos fonológicos em limites de palavras e uma entrevista
que possibilitou análise de fala espontânea. Os dados dos exames foram foneticamente
transcritos. O que se observou nos exames pós-instrucionais, foi que a maioria dos alunos
apresentou uma mudança em direção à língua alvo na maior parte dos seus processos
fonológicos que receberam tratamento instrucional. As reações à instrução foram positivas para a maioria dos alunos e para as duas professoras. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa. Estudo e ensino. Pronúncia. Linguística. Dialética. Brasil. | pt_BR |
dc.title | O uso de transcrição fonética na aprendizagem do português brasileiro como língua adicional | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Universidade Federal da Bahia. Instituto de Letras. Salvador-Ba, 2011. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLL)
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