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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8487
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Gama, Gustavo | - |
dc.contributor.author | Tartaruga, Rômulo Craveiro de Sousa | - |
dc.creator | Tartaruga, Rômulo Craveiro de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2013-02-18T16:09:19Z | - |
dc.date.available | 2013-02-18T16:09:19Z | - |
dc.date.issued | 2013-02-18 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8487 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa-ação visa a analisar os resultados de uma instrução que promove o notar de aspectos fonéticos e fonológicos em português como língua adicional através do uso de transcrição fonética e as impressões dos sujeitos envolvidos sobre sua utilidade. Partiu-se da hipótese de que mudanças em direção a formas alvo poderiam ocorrer através da instrução que se propôs. Foram realizados exames pré-instrucionais em que se observou o status de processos fonológicos desses alunos e pós-instrucionais para se estudar os resultados da instrução na sua interfonologia. Para tanto, selecionou-se uma instituição particular constituída na cidade de Salvador de onde fizeram parte da pesquisa duas professoras e seus alunos – uma turma com quatro alunos e outra com três. O registro da instrução em áudio e vídeo das aulas, no período de uma semana possibilitou a captação de momentos em que os alunos notavam sons da língua que possivelmente passariam despercebidos, a prática da correção de erro pelas professoras e as reações dos alunos e professoras à aplicação da instrução. Para as testagens, utilizou-se o Exame Fonético Fonológico ERT, e dois outros exames criados especificamente para o estudo – frases que pudessem testar processos fonológicos em limites de palavras e uma entrevista que possibilitou análise de fala espontânea. Os dados dos exames foram foneticamente transcritos. O que se observou nos exames pós-instrucionais, foi que a maioria dos alunos apresentou uma mudança em direção à língua alvo na maior parte dos seus processos fonológicos que receberam tratamento instrucional. As reações à instrução foram positivas para a maioria dos alunos e para as duas professoras. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa. Estudo e ensino. Pronúncia. Linguística. Dialética. Brasil. | pt_BR |
dc.title | O uso de transcrição fonética na aprendizagem do português brasileiro como língua adicional | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Universidade Federal da Bahia. Instituto de Letras. Salvador-Ba, 2011. | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGLL) |
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Romulo Craveiro de Sousa Tartaruga - VOLUME 1.pdf | Prate principal I | 4,19 MB | Adobe PDF | View/Open |
Romulo Craveiro de Sousa Tartaruga - VOLUME 2.pdf | Parte principal II | 5,17 MB | Adobe PDF | View/Open |
Romulo Craveiro de Sousa Tartaruga - APÊNDICE K.pdf | Anexo | 1,89 MB | Adobe PDF | View/Open |
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