Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8421
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | O ensino da cultura através dos livros didáticos de ele: que cultura ensinamos? |
Authors: | Domingo, Luciana Contreira |
metadata.dc.creator: | Domingo, Luciana Contreira |
Abstract: | Esta pesquisa teve como objetivo analisar se as atividades propostas pelas coleções didáticas de língua espanhola selecionadas pelo PNLD 2011 estimulam a formação da competência comunicativa intercultural e qual é o conceito de cultura adotado em cada abordagem. Fun-damentam este trabalho as teorias sobre competência comunicativa, competência comunicati-va intercultural, educação intercultural e interculturalidade, além dos documentos que orien-tam a educação nacional. Para responder às perguntas que motivaram a pesquisa, elaboramos um questionário que, a partir das perspectivas sociocultural, sociolinguística e curricular, a-pontou que as atividades, tal como são apresentadas, não contribuem para a formação da competência comunicativa intercultural. Além de analisar a promoção da interculturalidade através dos livros didáticos selecionados pelo PNLD, esta dissertação discute a urgência de repensarmos o ensino de espanhol no Brasil a partir das características e necessidades de cada contexto. |
Keywords: | Espanhol. Estudo e ensino. Língua espanhola. Cultura espanhola. Brasil. |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8421 |
Issue Date: | 14-Feb-2013 |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGLL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Luciana Contreira Domingo.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.