Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8421
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O ensino da cultura através dos livros didáticos de ele: que cultura ensinamos?
Authors: Domingo, Luciana Contreira
metadata.dc.creator: Domingo, Luciana Contreira
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo analisar se as atividades propostas pelas coleções didáticas de língua espanhola selecionadas pelo PNLD 2011 estimulam a formação da competência comunicativa intercultural e qual é o conceito de cultura adotado em cada abordagem. Fun-damentam este trabalho as teorias sobre competência comunicativa, competência comunicati-va intercultural, educação intercultural e interculturalidade, além dos documentos que orien-tam a educação nacional. Para responder às perguntas que motivaram a pesquisa, elaboramos um questionário que, a partir das perspectivas sociocultural, sociolinguística e curricular, a-pontou que as atividades, tal como são apresentadas, não contribuem para a formação da competência comunicativa intercultural. Além de analisar a promoção da interculturalidade através dos livros didáticos selecionados pelo PNLD, esta dissertação discute a urgência de repensarmos o ensino de espanhol no Brasil a partir das características e necessidades de cada contexto.
Keywords: Espanhol. Estudo e ensino. Língua espanhola. Cultura espanhola. Brasil.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8421
Issue Date: 14-Feb-2013
Appears in Collections:Dissertação (PPGLL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luciana Contreira Domingo.pdf1,48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.