Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8421
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Maria Eugênia Olimpio de Oliveira-
dc.contributor.authorDomingo, Luciana Contreira-
dc.creatorDomingo, Luciana Contreira-
dc.date.accessioned2013-02-14T16:12:40Z-
dc.date.available2013-02-14T16:12:40Z-
dc.date.issued2013-02-14-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8421-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo analisar se as atividades propostas pelas coleções didáticas de língua espanhola selecionadas pelo PNLD 2011 estimulam a formação da competência comunicativa intercultural e qual é o conceito de cultura adotado em cada abordagem. Fun-damentam este trabalho as teorias sobre competência comunicativa, competência comunicati-va intercultural, educação intercultural e interculturalidade, além dos documentos que orien-tam a educação nacional. Para responder às perguntas que motivaram a pesquisa, elaboramos um questionário que, a partir das perspectivas sociocultural, sociolinguística e curricular, a-pontou que as atividades, tal como são apresentadas, não contribuem para a formação da competência comunicativa intercultural. Além de analisar a promoção da interculturalidade através dos livros didáticos selecionados pelo PNLD, esta dissertação discute a urgência de repensarmos o ensino de espanhol no Brasil a partir das características e necessidades de cada contexto.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEspanhol. Estudo e ensino. Língua espanhola. Cultura espanhola. Brasil.pt_BR
dc.titleO ensino da cultura através dos livros didáticos de ele: que cultura ensinamos?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubUniversidade Federal da Bahia. Instituto de Letras. Salvador-Ba, 2011.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luciana Contreira Domingo.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.