Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8421
Tipo: | Dissertação |
Título: | O ensino da cultura através dos livros didáticos de ele: que cultura ensinamos? |
Autor(es): | Domingo, Luciana Contreira |
Autor(es): | Domingo, Luciana Contreira |
Abstract: | Esta pesquisa teve como objetivo analisar se as atividades propostas pelas coleções didáticas de língua espanhola selecionadas pelo PNLD 2011 estimulam a formação da competência comunicativa intercultural e qual é o conceito de cultura adotado em cada abordagem. Fun-damentam este trabalho as teorias sobre competência comunicativa, competência comunicati-va intercultural, educação intercultural e interculturalidade, além dos documentos que orien-tam a educação nacional. Para responder às perguntas que motivaram a pesquisa, elaboramos um questionário que, a partir das perspectivas sociocultural, sociolinguística e curricular, a-pontou que as atividades, tal como são apresentadas, não contribuem para a formação da competência comunicativa intercultural. Além de analisar a promoção da interculturalidade através dos livros didáticos selecionados pelo PNLD, esta dissertação discute a urgência de repensarmos o ensino de espanhol no Brasil a partir das características e necessidades de cada contexto. |
Palavras-chave: | Espanhol. Estudo e ensino. Língua espanhola. Cultura espanhola. Brasil. |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8421 |
Data do documento: | 14-Fev-2013 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLL) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luciana Contreira Domingo.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.