Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8389
metadata.dc.type: | Tese |
Título : | Por um lugar para a literatura infantil/juvenil nos estudos literários |
Autor : | Santos, Mônica de Menezes |
metadata.dc.creator: | Santos, Mônica de Menezes |
Resumen : | Este trabalho apresenta um painel dos modos de ler a literatura destinada à infância e à juventude nos estudos literários brasileiros contemporâneos, a partir da análise de dissertações e teses produzidas, nos últimos cinco anos (2006-2010), em seis instituições brasileiras de ensino superior (PUC-RS, USP, UNICAMP, PUC-RJ, UFRJ e UFMG), e disponíveis no Banco de Teses da Capes. Para tanto, inicialmente, esboça-se uma genealogia do conceito de infância e da emergência da literatura infantil/juvenil no Ocidente. Em seguida, aborda-se, de modo panorâmico, quais os principais objetos estudados nas instituições pesquisadas, bem como quais perspectivas teórico-críticas são ativadas para a leitura do gênero literário em questão. Por fim, delineiam-se, em três capítulos, os movimentos recorrentes no que concerne aos métodos sugeridos para a utilização do texto literário infantil/juvenil pela escola; os modos de ler Monteiro Lobato, o principal autor estudado pelos trabalhos acadêmicos mapeados; e, por último, as funções conferidas à literatura infantil/juvenil por parte considerável dos seus estudiosos. |
Palabras clave : | Literatura infanto-juvenil brasileira. Infância. Literatura brasileira. História e crítica. |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8389 |
Fecha de publicación : | 6-feb-2013 |
Aparece en las colecciones: | Tese (PPGLL) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monica de Menezes Santos.pdf | 1,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.