Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8374
Tipo: | Dissertação |
Título: | O uso de marcadores discursivos em textos redacionais |
Autor(es): | Oliveira, Ilana Gomes |
Autor(es): | Oliveira, Ilana Gomes |
Abstract: | É possível verificar a forte influência da língua falada sobre a escrita nas redações escolares. Diante disso, a presente pesquisa objetiva analisar o uso e a função desempenhada pelos marcadores discursivos “aí” e “então” nas produções textuais escritas de alunos do Ensino Fundamental do Colégio Raimundo Santiago de Souza, em Itagibá – BA. Para tanto, pauta-se nos pressupostos da Linguística Textual, uma das ramificações do funcionalismo linguístico, que, dentre as suas questões de análise, volta-se sobremodo para a relação fala-escrita a partir do continuum tipológico de gêneros textuais. Esta pesquisa justifica-se na medida em que favorece uma reflexão crítica ao exercício de formas de pensamento mais elaboradas, bem como a fruição linguística relevante à plena participação social. Os dados, que compõem o corpus deste trabalho, constituem-se de textos produzidos por alunos do referido colégio. Os resultados apontaram para o fato de os alunos do Ensino Fundamental tenderem a usar os marcadores discursivos nos textos formais da escrita, indicando uma imbricação entre fala e escrita. |
Palavras-chave: | Língua portuguesa. Português falado. Escrita. Funcionalismo (linguística). Redação. |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8374 |
Data do documento: | 5-Fev-2013 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLL) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ilana Gomes Oliveira.pdf | 5,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.