Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Heine, Lícia Maria Bahia | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Ilana Gomes | - |
dc.creator | Oliveira, Ilana Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2013-02-05T19:55:51Z | - |
dc.date.available | 2013-02-05T19:55:51Z | - |
dc.date.issued | 2013-02-05 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8374 | - |
dc.description.abstract | É possível verificar a forte influência da língua falada sobre a escrita nas redações escolares. Diante disso, a presente pesquisa objetiva analisar o uso e a função desempenhada pelos marcadores discursivos “aí” e “então” nas produções textuais escritas de alunos do Ensino
Fundamental do Colégio Raimundo Santiago de Souza, em Itagibá – BA. Para tanto, pauta-se
nos pressupostos da Linguística Textual, uma das ramificações do funcionalismo linguístico, que, dentre as suas questões de análise, volta-se sobremodo para a relação fala-escrita a partir do continuum tipológico de gêneros textuais. Esta pesquisa justifica-se na medida em que
favorece uma reflexão crítica ao exercício de formas de pensamento mais elaboradas, bem
como a fruição linguística relevante à plena participação social. Os dados, que compõem o
corpus deste trabalho, constituem-se de textos produzidos por alunos do referido colégio. Os resultados apontaram para o fato de os alunos do Ensino Fundamental tenderem a usar os marcadores discursivos nos textos formais da escrita, indicando uma imbricação entre fala e escrita. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa. Português falado. Escrita. Funcionalismo (linguística). Redação. | pt_BR |
dc.title | O uso de marcadores discursivos em textos redacionais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Universidade Federal da Bahia. Instituto de Letras. Salvador-Ba, 2012. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLL)
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