Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/5791
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Avaliação do usuário sobre o atendimento oftalmológico oferecido pelo SUS em um centro urbano no sul do Brasil
Other Titles: Ciência & Saúde Coletiva
Authors: Benazzi, Luciane Eloisa Brandt
Figueiredo, Andréia Cristina Leal
Bassani, Diego Garcia
metadata.dc.creator: Benazzi, Luciane Eloisa Brandt
Figueiredo, Andréia Cristina Leal
Bassani, Diego Garcia
Abstract: A avaliação do usuário é um importante componente da qualidade dos serviços em saúde. O objetivo deste estudo foi avaliar a satisfação do usuário quanto ao atendimento oftalmológico prestado por um serviço credenciado do SUS num centro urbano do Sul do Brasil. Trata-se de um estudo transversal, no qual se aplicou questionário sobre o perfil socioeconômico e demográfico do usuário, questões relacionadas à qualidade do atendimento e sugestões e/ou reclamações referentes ao atendimento e ao serviço. Calculou-se a amostra no programa EPINFO versão 6.0, tendo como base 1.200 atendimentos mensais, totalizando 355 usuários. Os resultados mostraram que 77,1% dos usuários estavam satisfeitos com o atendimento médico. Entretanto, 75,4% apontaram deficiências relacionadas ao tempo de espera no local, à duração da consulta e à relação interpessoal com médico e atendentes. Verificou-se que 36,3% consideraram o serviço oftalmológico oferecido pelo SUS como péssimo e regular. Desta forma, é fundamental repensar as práticas profissionais e intervir sobre a forma de organização deste serviço, visando ao seu aperfeiçoamento e satisfação do usuário.
Keywords: Avaliação
Oftalmologia
Sistema Único de Saúde
Usuário
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5791
Issue Date: 2010
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
__www.scielo.br_pdf_csc_v15n3_v15n3a29.pdf337,03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.