Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/5749
metadata.dc.type: | Outros |
Title: | Interrupção dos estudos e a relação com o saber nos bacharelados interdisciplinares da UFBA |
Authors: | Sampaio, Sônia Maria Rocha |
metadata.dc.creator: | Sampaio, Sônia Maria Rocha |
Abstract: | No quadro da reforma universitária em curso no Brasil, a entrada recente de estudantes em cursos com nova arquitetura curricular na Universidade Federal da Bahia, os Bacharelados Interdisciplinares, oferece um panorama novo e instigante para o desenvolvimento de estudos, que privilegiem a escuta dos atores sobre as circunstâncias que cercam suas vidas como estudantes de uma universidade pública. Esse cenário exige o repensar fenômenos como o da interrupção dos estudos que atinge também a educação superior brasileira e, mesmo em menor escala, também esses novos cursos interdisciplinares. Esse projeto quer identificar as circunstâncias que cercam o abandono dos estudos, ao longo do primeiro ano, e o perfil dessa população de universitários. Tem-se, como hipótese de trabalho, que a saída da universidade sem um diploma, se dá pela fragilidade da relação com o saber estabelecida pelo estudante que evade, situando-se, portanto, o problema, no domínio do desenvolvimento de competências cognitivas ligadas ao ato de aprender. A compreensão da qualidade e da natureza da conexão estabelecida pelos estudantes com o saber acadêmico se reveste de importância central na medida em que pode servir para desenhar ambientes que promovam a afiliação institucional e intelectual dos novos atores da educação: os estudantes de origem popular e aqueles que partilham seu tempo entre estudo e trabalho. |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5749 |
Issue Date: | 2011 |
Appears in Collections: | Outros (IHAC) |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.