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dc.contributor.authorPretto, Nelson De Luca-
dc.contributor.authorPereira, Isabel Cristina Auler-
dc.creatorPretto, Nelson De Luca-
dc.creatorPereira, Isabel Cristina Auler-
dc.date.accessioned2012-03-28T20:24:06Z-
dc.date.available2012-03-28T20:24:06Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.issn2175-795X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5570-
dc.descriptionp. 663-691.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo destaca os elementos presentes no processo de implantação da Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS), associado ao uso da tecnologias da informação e comunicação (TIC) pela oferta inicial do ensino telepresencial, que se caracterizou pela associação de recursos televisivos e tecnológicos. Tem como base a contextualização dos fatos desencadeados na UNITINS no período de sua implantação com a utilização da modalidade educativa telepresencial (e posterior a EAD) como recursos que viabilizou o acelerado processo de concepção, formulação e execução do projeto pedagógico do curso Normal Superior telepresencial, ofertado inicialmente ao estado do Tocantins e, posteriormente, para todo o território nacional. A reconstituição desse percurso histórico da UNITINS, pontuando as constantes alterações ocorridas em sua natureza jurídica, enfatiza as coincidências entre esses ajustes realizados durante o período de sua implantação e o contexto de reestruturação e ajustes do Estado brasileiro às exigências das políticas internacionais. Essas transformações deixaram marcas evidentes do atrelamento das políticas da educação superior no estado do Tocantins à política de minimização dos recursos para as universidades públicas. A contínua reestruturação da Universidade, ora como fundação pública, ora como autarquia ou fundação aberta ao capital privado e o início da oferta de cursos a distância estiveram consoantes com a agenda neoliberal adotada pelo governo estadual e com o estabelecimento de novos marcos regulatórios e de mudanças substanciais no campo da educação superior brasileira.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades-Tocantinspt_BR
dc.subjectEnsino a distância-Tocantinspt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleEnsino superior no Brasil: a implantação da UNITINS e o uso da EaD como estratégia expansionista de uma universidade públicapt_BR
dc.title.alternativeRevista Perspectivapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.numberv. 26, n. 2pt_BR
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