Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/4736
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria para antibioticoterapia em crianças e adolescentes com pneumonia comunitária
Otros títulos : Revista Panamericana de Salud Pública
Autor : Carvalho, Cristiana Maria Costa Nascimento de
Marques, Heloísa H. Souza
metadata.dc.creator: Carvalho, Cristiana Maria Costa Nascimento de
Marques, Heloísa H. Souza
Resumen : Objetivo. Padronizar o uso dos antibióticos no tratamento das crianças e adolescentes com pneumonia comunitária no Brasil. Métodos. Foram utilizados os dados das bases de dados Medline e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); documentos da Organização Mundial da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde, de 1980 a 2002; busca na Internet, em português, espanhol e inglês, utilizando-se as palavras-chave “pneumonia, criança, adolescente, etiologia, tratamento”; e questionamentos a pesquisadores com reconhecido saber sobre o assunto. Resultados. As crianças com menos de 2 meses devem ser hospitalizadas sempre e receber tratamento com ampicilina associada a aminoglicosídeo ou a cefalosporina de terceira geração. As crianças maiores de 2 meses devem ser hospitalizadas se apresentarem pneumonia grave (pneumonia e tiragem subcostal). Recomenda-se utilizar taquipnéia como critério para distinguir entre infecção respiratória aguda e pneumonia. Considera-se a pneumonia muito grave quando associada a convulsões, sonolência, estridor em repouso, desnutrição grave, ausência da ingestão de líquidos ou sinais de insuficiência respiratória grave, como cianose central. As crianças com 2 meses ou mais podem ser tratadas ambulatorialmente com amoxicilina ou penicilina procaína. Quando o tratamento for hospitalar, podem ser utilizadas penicilina cristalina ou ampicilina para os casos graves ou oxacilina associada a cloranfenicol ou ceftriaxona para os casos muito graves. Sempre que houver a suspeita de a etiologia ser C. trachomatis, C. pneumoniae, M. pneumoniae ou B. pertussis deve-se utilizar um macrolídeo, preferencialmente a eritromicina. Conclusões. O diagnóstico de pneumonia pode ser baseado em avaliação clínica, assim como a indicação de hospitalização. Os principais antibióticos a serem utilizados são amoxicilina, penicilina, eritromicina, ampicilina, oxacilina, cloranfenicol, ceftriaxona e aminoglicosídeos, conforme a faixa etária e a gravidade.
Palabras clave : Brasil
consenso
pneumonia/terapia
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/4736
Fecha de publicación : 2004
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Medicina)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1149522526.pdf82,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.