https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43711| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Eleições democráticas na Guiné-Bissau: uma análise das canções eleitorais como prática de propaganda política |
| Autor(es): | N’Dame, Emilson |
| Primeiro Orientador: | SILVA, LUIZ FELIPE ANDRADE |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Machado, Isadora Lima |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Baalbaki, Angela Corrêa Ferreira |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Carvalho, Ricardo Ossagô de |
| Resumo: | Face ao triunfo da democracia liberal nos anos posteriores ao golpe de Estado de 1980 na Guiné-Bissau, produziu-se com o capital a descontinuidade da noção da democracia parida pela conquista da independência em 1973. O efeito de tal descontinuidade cessou, pela culatra, a filiação das canções do projeto “nacionalista” como um estágio de prática política. Com efeito, as canções que outrora atuavam como parte da política do Estado tornaram-se, sob a base da essência da democracia liberal, as práticas de propaganda política nos processos eleitorais. Como a prática de propaganda, as canções eleitorais transformaram-se no estágio da prática política partidária para a manipulação da massa. Em função disso, a pesquisa definiu como problema, de que maneira a imagem dos candidatos é construída pelas formações imaginárias produzidas pelas letras das canções eleitorais? Para compreender a forma como os sentidos são materializados pelos enunciados recortados da memória social e colados nas letras destas canções, definiu-se como a metodologia deste trabalho o procedimento teórico-metodológico da Análise de Discurso Materialista, delimitado por Pêcheux e Fuchs, e também pela Orlandi. |
| Abstract: | Ku vitória di dimokrassia liberal na anu ku bin dipus di golpi di Stadu di 1980, na Guiné- Bissau, i kumsa ku kapital, un kebra di persepson di dimokrasia kriadu na konkista di indipendensia, na 1973. Es kebra di komprenson di demokrasia, pa traison, kaba ku ligason di cantigas di planu “nacionalistas” suma parte di pulitica. Ku kila, cantigas ku antis ta sirbi ba suma parti di pulitika di Stado, na nomi di sintidu di dimokrassia liberal, e passa na uzadu suma asons di propaganda pulitica na tempu di eleison. Suma pratica di propaganda, cantigas di eleison, suma parte di pulitica di partidus pulitikus, passa sedu um forma di ngana/influencia populason. Pabia des, es piskiza busca ntindi es siguinti purlema: kuma ku imagem di kandidatus ta mbelezadu através di kussas kuta faladu na cantigas di eleisons? Pa pudi ntindi manera ku sintidu ta ganha forma dentru di frazis ku bim di lembrança sossial ta pudu na letra di e cantigas, i uzadu suma kaminhu teoriku i metodologiku di Analizi di Diskursu Materialista ku difinidu pa Pêcheux ku Fuchs, tambi pa Orlandi. |
| Palavras-chave: | Análise do discurso Comunicação na política - Guiné-Bissau Propaganda política - Canções e música |
| CNPq: | LINGUÍSTICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Letras |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43711 |
| Data do documento: | 11-Jul-2025 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLINC) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| DISSERTAÇÃO - EMILSON N'DAME.pdf | 2,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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