Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43703
Tipo: Tese
Título: O PIBID de língua inglesa em Conceição do Coité: trajetórias e a construção de uma identidade crítica do docente em formação
Título(s) alternativo(s): The PIBID English Language Program in Conceição do Coité: trajectories and the construction of a critical identity of the teacher in training
Autor(es): Borges, Mônica Veloso
Primeiro Orientador: Pereira, Júlio Neves
metadata.dc.contributor.referee1: CASTRO, VÂNIA CARVALHO DE
metadata.dc.contributor.referee2: SEMECHECHEM, JAKELINE APARECIDA
metadata.dc.contributor.referee3: ZOGHBI, DENISE MARIA OLIVEIRA
metadata.dc.contributor.referee4: BESSA, RITA MARIA RIBEIRO
metadata.dc.contributor.referee5: PEREIRA, JÚLIO NEVES
Resumo: Esta tese versa sobre o processo de formação de professores, ocorrido durante o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (Pibid) de Língua Inglesa/Universidade do Estado da Bahia/Campus XIV, no período em que fui coordenadora do projeto, entre os anos de 2015 a 2017. Portanto, essa pesquisa traz, em seu bojo, questões sobre a formação crítica de futuros professores e os possíveis impactos dessa formação, lançando um novo olhar, sob uma análise teórica dos multiletramentos (GNL, 1996; Rojo, 2012; Cope; Kalantzis, 2008; Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020), entendido como um termo guarda-chuva que pode vir a incorporar questões da interculturalidade crítica (Walsh, 2013; Oliveira, 2018; Oliveira; Candau, 2010). Essa tese também nos fez pensar na importância de rever as ações “rememoradas”, guiadas pela perspectiva da Linguística Aplicada Crítica, que se constitui como “[...] uma abordagem mutável e dinâmica para as questões da linguagem em contextos múltiplos [...]” (Pennycook, 2006, p. 67) e investigá-los com vistas a delinear possíveis soluções e propor respostas teórico-metodológicas que dialoguem com o processo de formação crítica e reflexiva de professores de língua inglesa. Para tanto, esta tese foi desenvolvida com base em uma prática investigativa que teve como referência as informações geradas a partir de uma pesquisa etnográfica, alinhada à abordagem qualitativo-interpretativista. Assim, na condição de ex-coordenadora do programa, também sou parte integrante, ou seja, “tanto o investigador quanto os participantes são simultaneamente sujeito e objeto de investigação” (Minayo; Guerriero, 2014, p. 1106). Portanto, é inegável que minha subjetividade esteve presente mediando meu trabalho de investigadora. Convidei 17 ex-pibidianos para participarem da pesquisa e, deste total, 15 aceitaram o convite. Para esta pesquisa, foi utilizada uma variedade de procedimentos/instrumentos para geração de dados, tais como: resgate de memórias através de entrevistas estruturadas e do processo de formação teórica e relatórios oficiais da CAPES, no sentido de refletir criticamente sobre a dinâmica do projeto Pibid, que constitui o objeto central desta tese. Dito isto, o processo da escrita da formação foi realizado em duas etapas, na primeira descrevi as teorias abordadas durante o Pibid de Língua Inglesa, utilizando como referência os relatórios da CAPES, meus planejamentos e minhas memórias, para, em seguida, refletir teoricamente, já utilizando as bases teóricas dos multiletramentos e da interculturalidade crítica. A seguir, dentre os 114 relatórios da CAPES, analisei 49 dos ex-pibidianos que concordaram em participar da pesquisa e, por fim, realizei as entrevistas com os ex-pibidianos analisando um total de 135 respostas. Os resultados mostram que, para uma boa formação crítica de professores, é necessário termos “terceiros espaços” (Zeichner, 2010), tais espaços viabilizam momentos de interação, troca de aprendizagem e observação crítica da prática. Percebemos que, um processo de formação em bases críticas de professores de língua inglesa impactou a prática docente de licenciandos bolsistas de um programa de iniciação à docência. Por fim, entendemos que, um programa como o Pibid pode ajudar na melhor qualificação da formação crítica do futuro professor de LI quando é lido pelas lentes de novas teorias e novas abordagens como a que caracteriza os multiletramentos e a interculturalidade crítica.
Abstract: This thesis addresses the teacher training process that occurred during the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID) in English Language undergraduation course/State University of Bahia/Campus XIV, during the period in which I was the project coordinator, between 2015 and 2017. Therefore, this research includes questions about the critical training of future teachers and the possible impacts of this training, offering a new perspective, under a theoretical analysis of multiliteracies (GNL, 1996; Rojo, 2012; Cope; Kalantzis, 2008; Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020), understood as an umbrella term that can incorporate issues of critical interculturality (Walsh, 2013; Oliveira, 2018; Oliveira; Candau, 2010). This thesis also led us to consider the importance of reviewing the "recalled" actions, guided by the perspective of Critical Applied Linguistics, which constitutes "[...] a changeable and dynamic approach to language issues in multiple contexts [...]" (Pennycook, 2006, p. 67) and to investigate them with a view to outlining possible solutions and proposing theoretical- methodological answers that dialogue with the process of critical and reflective training of English language teachers. To this end, this thesis was developed based on an investigative practice that used as a reference the information generated from an ethnographic research, aligned with the qualitative-interpretative approach. Thus, as a former coordinator of the program, I am also an integral part, that is, "both the investigator and the participants are simultaneously subject and object of investigation" (Minayo; Guerriero, 2014, p. 1106). Therefore, it is undeniable that my subjectivity was present mediating my work as a researcher. I invited 17 former PIBID students to participate in the research, and of this total, 15 accepted the invitation. For this research, a variety of procedures/instruments were used for data generation, such as: retrieval of memories through structured interviews and the process of theoretical training and official CAPES reports, in order to critically reflect on the dynamics of the PIBID project, which constitutes the central object of this thesis. That said, the writing process of the teacher training was carried out in two stages: in the first, I described the theories addressed during the PIBID English Language program, using CAPES reports, my lesson plans, and my memories as references, and then reflected theoretically, using the theoretical bases of multiliteracies and critical interculturality. Next, among the 114 CAPES reports, I analyzed 49 from former PIBID participants who agreed to participate in the research, and finally, I conducted interviews with the former PIBID participants, analyzing a total of 135 responses. The results show that, for good critical teacher training, it is necessary to have "third spaces" (Zeichner, 2010), such spaces enabling moments of interaction, exchange of learning, and critical observation of practice. We observed that a critical teacher training process for English language teachers impacted the teaching practice of undergraduate scholarship recipients in a teacher training program. Finally, we understand that a program like PIBID can help improve the critical training of future English language teachers when viewed through the lens of new theories and approaches, such as those that characterize multiliteracies and critical interculturality.
Palavras-chave: Pibid
Língua Inglesa
Formação crítica de professores
multiletramentos
interculturalidade crítica
Linguística Aplicada Crítica
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: EDUFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43703
Data do documento: 27-Out-2025
Aparece nas coleções:Tese (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mônica Veloso Borges - tese.pdf6,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.