https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43695| Tipo: | Tese |
| Título: | O cuidado e o vínculo com bebês na creche sob a lente interseccional de raça e gênero |
| Título(s) alternativo(s): | Care and bonding with infants in daycare from an intersectional lens of race and gender |
| Autor(es): | Rezende, Keziah da Costa Silva |
| Primeiro Orientador: | Bustamante, Vania Nora |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Vieira, Cecília Maria |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Fulgencio, Leopoldo |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Fernandes, Maria Inês Assumpção |
| metadata.dc.contributor.referee4: | Mariotto, Rosa Maria Marini |
| metadata.dc.contributor.referee5: | Bustamente, Vania Nora |
| Resumo: | Nas últimas décadas, o Brasil tem testemunhado um expressivo crescimento no número de creches públicas e privadas para bebês e crianças de 0 a 3 anos, impulsionado por transformações sociais e políticas, que reconhecem a Educação Infantil como uma etapa fundamental da formação humana. Apesar desse avanço, ainda persistem lacunas no reconhecimento das necessidades emocionais dos bebês que frequentam essas instituições, bem como na valorização do cuidado como elemento central para a promoção do desenvolvimento integral. Com base na hipótese de que é possível articular os conceitos da psicanálise, do cuidado, das relações raciais e de gênero ao contexto da Educação Básica brasileira, esta pesquisa qualitativa propõe oferecer subsídios tanto para as instituições e profissionais que atuam no cotidiano das creches, quanto para qualificação do cuidado com os bebês. Nessa direção, o objetivo foi compreender as dinâmicas institucionais de cuidado e vínculos estabelecidos, à luz de marcadores sociais de raça e gênero. Para tanto, realizou-se um estudo de caso de cunho etnográfico em uma creche pública, articulando pressupostos da psicanálise como método. O trabalho de campo envolveu um exercício de triangulação de dados. Foram realizados seis meses de observação participante, incluindo o registro em diário de campo e em fotografias, assim como entrevistas com profissionais. Para análise dos dados foi utilizada a análise temática e a triangulação de dados o que permitiu evidenciar sentidos e significados construídos nas experiências vivenciadas e observadas. A partir desse percurso analítico, a tese foi estruturada em sete capítulos, de modo a apresentar de forma articulada os fundamentos teóricos, metodológicos e os principais achados do estudo. Após a introdução, o Capítulo II apresenta um panorama histórico das creches no Brasil, ressaltando seu papel educativo e a urgência de uma reflexão crítica sobre as práticas em vigor. O Capítulo III discute o cuidado na primeiríssima infância, explorando com base nas teorias de Donald Winnicott e René Kaës, como as intersecções entre raça e gênero influenciam as relações estabelecidas nas creches. O Capítulo IV descreve os caminhos metodológicos, detalhando como a imersão etnográfica se integra a uma escuta psicanalítica que mobiliza a atenção flutuante e a análise da implicação contratransferencial da pesquisadora, como ferramentas para compreender o cuidado e os vínculos estabelecidos com os bebês em uma creche pública. Os Capítulos V, VI e VII correspondem às análises dos resultados da pesquisa. O Capítulo V aborda os desafios da Educação Infantil com foco na qualidade do cuidado, revelando uma lacuna entre as diretrizes curriculares e as práticas observadas. Discute ainda, como as relações de gênero e raça atravessam o cotidiano institucional, especialmente no que diz respeito ao lugar simbólico ocupado pelas cuidadoras. Ao explorar a predominância feminina no cuidado da creche, o capítulo questiona os estereótipos de gênero e raça e analisa como essas dinâmicas influenciam as práticas de cuidado e educação. O Capítulo VI trata da indissociabilidade entre cuidar, brincar e educar, destacando como essas dimensões se articulam no cotidiano da creche. A análise considera o desenvolvimento emocional dos bebês e discute como as questões de gênero e raça se manifestam na experiência do brincar. Por último, o capítulo VII analisa como o cuidado com bebês em uma creche pública é impactado pela racialização, destacando a negação do racismo e a necessidade de enfrentar essa problemática para promover mudanças institucionais. Em síntese, esse estudo oferece uma contribuição relevante ao campo da Educação Infantil e primeiríssima infância, ao desvelar a complexa tessitura afetiva e sociopolítica do cuidado e dos vínculos na creche, a partir da psicanálise e da interseccionalidade. A análise demonstra que os marcadores sociais de raça e gênero são elementos constitutivos da qualidade do cuidado dispensado aos bebês. Diante disso, a tese sublinha a importância de uma formação que instrumentalize as equipes para uma práxis sensível às singularidades de cada criança. Esta tese, portanto, afirma o papel das creches como um espaço ético-político fundamental e convoca a uma reflexão sobre as práticas necessárias para a promoção de um desenvolvimento infantil inclusivo, afetuoso e respeitoso às diversidades sociais. |
| Abstract: | In recent decades, Brazil has witnessed significant growth in the number of public and private daycare centers for infants and children aged 0 to 3 years, driven by social changes and policies that recognize early childhood education as a fundamental stage of human development. Despite this progress, gaps remain in the recognition of the real emotional needs of babies who attend these institutions, as well as the centrality of care in promoting integral development. Based on the hypothesis that it is possible to articulate the concepts of psychoanalysis, care, race, and gender relations in the context of Brazilian basic education, this qualitative research aims to offer support to both institutions and professionals who work in daycare centers on a daily basis and to the care of babies. To this end, an ethnographic case study was conducted in a public daycare center, articulating assumptions of psychoanalysis as a method. The objective was to understand the institutional dynamics of care and established bonds in light of social markers of race and gender. Thematic analysis was used to analyze the data, which allowed us to highlight meanings and significances constructed in the experiences lived and observed. Based on this analytical approach, the thesis was structured in seven chapters in order to present the theoretical and methodological foundations and the main findings of the study in a coherent manner. After the introduction, Chapter II presents a historical overview of daycare centers in Brazil, highlighting their educational role and the urgency of a critical reflection on current practices. Chapter III discusses care in early childhood, exploring, based on the theories of Donald Winnicott and René Kaës, how the intersections between race and gender influence the relationships established in daycare centers. Chapter IV describes the methodological approaches, detailing how ethnographic immersion is integrated with psychoanalytic listening that mobilizes floating attention and analysis of the researcher's countertransference implications as tools for understanding care and the bonds established with babies in a public daycare center. Chapters V, VI, and VII correspond to the analysis of the research results. Chapter V addresses the challenges of early childhood education with a focus on the quality of care, revealing a gap between curriculum guidelines and observed practices. It also discusses how gender and race relations permeate institutional daily life, especially with regard to the symbolic place occupied by caregivers. By exploring the predominance of women in daycare care, the chapter questions gender and race stereotypes and analyzes how these dynamics influence care and education practices. Chapter VI deals with the inseparability of caring, playing, and educating, highlighting how these dimensions are articulated in the daily life of the daycare center. The analysis considers the emotional development of babies and discusses how gender and race issues manifest themselves in the experience of play. Finally, Chapter VII analyzes how the care of babies in a public daycare center is impacted by racialization, highlighting the denial of racism and the need to address this issue in order to promote institutional change. In summary, this study offers a relevant contribution to the field of Early Childhood Education and early childhood by unveiling the complex affective and sociopolitical fabric of care and bonds in daycare centers, based on psychoanalysis and intersectionality. The analysis demonstrates that the social markers of race and gender are constitutive elements of the quality of care provided to babies. In view of this, the thesis emphasizes the importance of training that equips teams with the tools to develop a practice that is sensitive to the uniqueness of each child. This thesis, therefore, affirms the role of daycare centers as a fundamental ethical-political space and calls for reflection on the practices necessary to promote inclusive, affectionate child development that respects social diversity. |
| Palavras-chave: | Cuidado de bebês Creches Vínculos Psicanálise Relações raciais e de gênero |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Psicologia e Serviço Social |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) |
| Citação: | REZENDE, Keziah da Costa Silva. O cuidado e o vínculo com bebês na creche sob a lente interseccional de raça e gênero. Ano. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2025. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43695 |
| Data do documento: | 29-Ago-2025 |
| Aparece nas coleções: | Tese (PPGPSI) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Tese_Keziah_Costa[2].pdf | Tese de Doutorado em Psicologia Keziah da Costa Silva Rezende | 2,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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