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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43531
Tipo: Tese
Título: Nêngua vó: o ventre que pariu o tempo
Autor(es): Paiva Moreira, Stéphanie Campos
Primeiro Orientador: Moura Mello, Marcelo
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Godinho Gomes, Patrícia Alexandra
metadata.dc.contributor.referee1: Moura Mello, Marcelo
metadata.dc.contributor.referee2: Godinho Gomes, Patrícia Alexandra
metadata.dc.contributor.referee3: Borges da Silva, Jamile
metadata.dc.contributor.referee4: Gomes dos Anjos, José Carlos
metadata.dc.contributor.referee5: Bernardo da Cunha, Marcelo Nascimento
Resumo: Este trabalho consiste em uma investigação sobre ancestralidades afrodiaspóricas a partir da narração das histórias de quatro gerações de mulheres negras pertencentes a uma família que viveu no período pós-escravista na fronteira entre o Brasil e o Uruguai. Tendo partido de uma pesquisa antropológica e propondo-se a uma escrita acadêmica formal, este trabalho transcendeu tais formas em direção à escrita criativa, sendo alimentado por uma imersão na arte performática. A persona que inicialmente narra – e sobre a qual se narra – se chama Nêngua, palavra de origem kikongo que constitui uma metáfora para o papel ocupado pelas mulheres negras frente a suas comunidades na diáspora. Trata-se de entender quais estratégias coletivas foram construídas pelas pessoas negras em diáspora e de que forma as mais velhas concederam cuidado, acolhimento e orientação a suas comunidades em situação de escravização e/ou redesenhando propostas de liberdade após a abolição formal da escravidão. Sugiro que quando as ancestrais são as minhas próprias ancestrais, o desafio é ético e poético: como narrar sem retirar-lhes outra vez a dignidade e o direito a terem sua própria palavra? Este é um trabalho que está entre fronteiras: a arte e a antropologia, formas distintas e possíveis de contar uma história difícil, que ainda sangra e segue a caminho de sua cura, entre Brasil e Uruguai, no seio da própria diáspora.
Abstract: This Dissertation consists on an investigation about Afrodiasporic ancestry based through the narration of the stories of four generations of black women, which belonged to a black Family which lived in the aftermath of abolition of slavery, in the border between Brazil and Uruguay. Having as a starting point an anthropological research sustained by formal academic writing, this work has transcended such forms, favoring creative writing and an immersion on performative art. The persona which initially narrates – and is object of narration – is called Nêngua, a word of Kikongo origin that serve as a metaphor for the role occupied by women vis-à-vis their diasporic communities. My goal is to understand which collective strategies were built by black people in diaspora and how aged people provided care, guidance, and shelter to their communities in situations of enslavement or redesigning projects of freedom after the abolition of slavery. I argue that when ancestors are my own ancestors, ethical and poetic challenges emerge: how to narrate without taking out their dignity again and their self-right to possess their own speeches? This Dissertation is situated at the boundaries, of art and anthropology, between distinct was of narrating a story full of hardships, which still is bleeding but it is on its way to healing, between Brazil and Uruguay, in the heart of the diaspora.
Palavras-chave: Antropologia
Ancestralidade
Performance
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43531
Data do documento: 2-Set- 1
Aparece nas coleções:Tese (PÓS-AFRO)

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