Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43406
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Marcos Vinicius Castro-
dc.date.accessioned2025-11-05T19:35:55Z-
dc.date.available2025-11-05T19:35:55Z-
dc.date.issued2025-02-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/43406-
dc.description.abstractIn this thesis, a prototype of “Critical-dialogical instructional design” is developed for collaborative training in institutional assessment based on a municipal early childhood education school in Salvador/BA. This prototype was developed based on the praxis of educators, taking into account the need to encourage the construction and diffusion of collaborative knowledge about institutional assessment. It aims also to contribute to (re)thinking this assessment and its functionality, beyond the standardized assessment perspective which promotes control and regulation of educational establishments by the State, considering the lack of training on educational assessment within the scope of basic education. We therefore opted for the Design Based Research (DBR) methodological approach in line with Freire's Theory of Dialogical Action, originating in the Dialogical DBR, composed of a cycle of four complementary phases. Therefore, exploratory research with a qualitative nature was initially carried out, which enabled a systematic bibliographical survey, a factor that provided greater familiarity between researchers, studies and scholars who dealt with the topic, thereby triggering three theoretical categories that supported the designed training proposal, namely: instructional design, collaborative training and institutional assessment. The data produced collaboratively between the study participants were structured, organized and analyzed through critical-dialogical data analysis. Consequently, the relevance of thinking about and designing spaces and times for the collaborative training of educators was demonstrated, through the appreciation and use of their experiences, knowledge and practices arising from professional practices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesign instrucionalpt_BR
dc.subjectFormação colaborativapt_BR
dc.subjectAvaliação institucionalpt_BR
dc.subjectEscola Municipalpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subject.otherInstructional designpt_BR
dc.subject.otherCollaborative trainingpt_BR
dc.subject.otherInstitutional assessmentpt_BR
dc.subject.otherMunicipal schoolpt_BR
dc.subject.otherEarly childhood educationpt_BR
dc.titleDesign instrucional para formação colaborativa em avaliação institucional em uma escola municipal de educação infantil de Salvador/Bapt_BR
dc.title.alternativeInstructional design for collaborative training in institutional evaluation at a municipal early childhood education school in Salvador, Bahiapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesKaram Filho, José-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Multidisciplinar e Multi-institucional em Difusão do Conhecimento (DMMDC) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.advisor1Karam Filho, José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7200733421420566pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Machado, Célia Tanajura-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8384703890774819pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Antônio Carlos dos Santos-
dc.contributor.referee2Machado, Célia Tanajura-
dc.contributor.referee3Santos, José Jackson Reis dos-
dc.contributor.referee4Melo, José Damião de-
dc.contributor.referee5Barreto, Maria Raidalva Nery-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8601316529126312pt_BR
dc.description.resumoNesta tese, desenvolve-se um protótipo de “Design instrucional crítico-dialógico” para formação colaborativa em avaliação institucional tendo como base uma escola municipal de educação infantil de Salvador/BA. Este protótipo foi desenvolvimento a partir da práxis de educadores, tendo em vista a necessidade de fomentar a construção e a difusão de conhecimentos colaborativos sobre avaliação institucional que tensiona contribuir com um (re)pensar essa avaliação e sua funcionalidade, para além da perspectiva avaliativa estandardizada que promove o controle e a regulação dos estabelecimentos de ensino por parte do Estado, considerando a carência de formação sobre avaliação educacional no âmbito da educação básica. Optou-se, assim, pela abordagem metodológica Design Based Resarch (DBR) conjuntamente com a Teoria da Ação Dialógica de Freire, originando a DBR Dialógica, composta por um ciclo de quatro fases complementares. Sendo assim, realizou-se, inicialmente, pesquisa exploratória com natureza qualitativa, que possibilitou um levantamento bibliográfico sistemático, fator que propiciou maior familiaridade entre pesquisador, estudos e estudiosos que versavam sobre a temática, desencadeando, com isso, três categorias teóricas que fundamentaram a proposta formativa desenhada, a saber: design instrucional, formação colaborativa e avaliação institucional. Os dados produzidos colaborativamente entre os partícipes do estudo foram estruturados, organizados e analisados por intermédio da análise de dados crítico-dialógica. Consequentemente, demonstrou-se a relevância em se pensar e conceber espaços e tempos destinados à formação colaborativa de educadores, por meio da valorização e utilização de suas experiências, saberes e fazeres oriundos das práticas profissionais.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGDC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUZA, MARCOS VINICIUS CASTRO. TESE DOUTORADO.pdf2,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.