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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43406
metadata.dc.type: Tese
Título : Design instrucional para formação colaborativa em avaliação institucional em uma escola municipal de educação infantil de Salvador/Ba
Otros títulos : Instructional design for collaborative training in institutional evaluation at a municipal early childhood education school in Salvador, Bahia
metadata.dc.creator: Souza, Marcos Vinicius Castro
metadata.dc.contributor.advisor1: Karam Filho, José
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Machado, Célia Tanajura
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Antônio Carlos dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Machado, Célia Tanajura
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, José Jackson Reis dos
metadata.dc.contributor.referee4: Melo, José Damião de
metadata.dc.contributor.referee5: Barreto, Maria Raidalva Nery
metadata.dc.description.resumo: Nesta tese, desenvolve-se um protótipo de “Design instrucional crítico-dialógico” para formação colaborativa em avaliação institucional tendo como base uma escola municipal de educação infantil de Salvador/BA. Este protótipo foi desenvolvimento a partir da práxis de educadores, tendo em vista a necessidade de fomentar a construção e a difusão de conhecimentos colaborativos sobre avaliação institucional que tensiona contribuir com um (re)pensar essa avaliação e sua funcionalidade, para além da perspectiva avaliativa estandardizada que promove o controle e a regulação dos estabelecimentos de ensino por parte do Estado, considerando a carência de formação sobre avaliação educacional no âmbito da educação básica. Optou-se, assim, pela abordagem metodológica Design Based Resarch (DBR) conjuntamente com a Teoria da Ação Dialógica de Freire, originando a DBR Dialógica, composta por um ciclo de quatro fases complementares. Sendo assim, realizou-se, inicialmente, pesquisa exploratória com natureza qualitativa, que possibilitou um levantamento bibliográfico sistemático, fator que propiciou maior familiaridade entre pesquisador, estudos e estudiosos que versavam sobre a temática, desencadeando, com isso, três categorias teóricas que fundamentaram a proposta formativa desenhada, a saber: design instrucional, formação colaborativa e avaliação institucional. Os dados produzidos colaborativamente entre os partícipes do estudo foram estruturados, organizados e analisados por intermédio da análise de dados crítico-dialógica. Consequentemente, demonstrou-se a relevância em se pensar e conceber espaços e tempos destinados à formação colaborativa de educadores, por meio da valorização e utilização de suas experiências, saberes e fazeres oriundos das práticas profissionais.
Resumen : In this thesis, a prototype of “Critical-dialogical instructional design” is developed for collaborative training in institutional assessment based on a municipal early childhood education school in Salvador/BA. This prototype was developed based on the praxis of educators, taking into account the need to encourage the construction and diffusion of collaborative knowledge about institutional assessment. It aims also to contribute to (re)thinking this assessment and its functionality, beyond the standardized assessment perspective which promotes control and regulation of educational establishments by the State, considering the lack of training on educational assessment within the scope of basic education. We therefore opted for the Design Based Research (DBR) methodological approach in line with Freire's Theory of Dialogical Action, originating in the Dialogical DBR, composed of a cycle of four complementary phases. Therefore, exploratory research with a qualitative nature was initially carried out, which enabled a systematic bibliographical survey, a factor that provided greater familiarity between researchers, studies and scholars who dealt with the topic, thereby triggering three theoretical categories that supported the designed training proposal, namely: instructional design, collaborative training and institutional assessment. The data produced collaboratively between the study participants were structured, organized and analyzed through critical-dialogical data analysis. Consequently, the relevance of thinking about and designing spaces and times for the collaborative training of educators was demonstrated, through the appreciation and use of their experiences, knowledge and practices arising from professional practices.
Palabras clave : Design instrucional
Formação colaborativa
Avaliação institucional
Escola Municipal
Educação infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar e Multi-institucional em Difusão do Conhecimento (DMMDC) 
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43406
Fecha de publicación : 24-feb-2025
Aparece en las colecciones: Tese (PPGDC)

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