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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43330
Tipo: Tese
Título: Modelos de periodização do treinamento esportivo aplicados na organização da prática de instrumentos musicais: uma possível estratégia de estudo
Título(s) alternativo(s): Periodization models of sports training applied to the organization of musical instrument practice: a possible study strategy
Autor(es): Nunes, Barbara Brazil
Primeiro Orientador: Barbosa, Joel Luis da Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Schwingel, Paulo Adriano
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Joel Luis da Siva
metadata.dc.contributor.referee2: Schwingel, Paulo Adriano
metadata.dc.contributor.referee3: Afonso, Luis Antonio Eugênio
metadata.dc.contributor.referee4: Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos
metadata.dc.contributor.referee5: Shwebel, Heinz Karl Novaes
Resumo: O objeto deste trabalho foi um plano de estudo personalizado para cada um dos dois clarinetistas, sujeitos desta pesquisa, de níveis diferentes, com duração de seis semanas. Tratase de um estudo de dois casos, exploratório-descritivo de abordagens tanto qualitativas quanto quantitativas, que foi realizado sob uma nova perspectiva: transdisciplinar. O instrumentista é visto como um atleta, e a peça que vai tocar é a prova onde vai executar sua performance e, para isso, é necessário um treinamento específico, metodologicamente fundamentado nos modelos de periodização do treinamento esportivo e em algumas estratégias de prática deliberada apresentadas na literatura da música. Teve como meta resultar numa alternativa de sistematização e organização dos estudos de prática do instrumento musical. Análises e um estudo aprofundado são apresentados neste trabalho, que mostrou resultados positivos, de acordo com as possibilidades de elaboração do planejamento e com os relatos dos sujeitos que vivenciaram o estudo. Pesquisas que abordem essa temática são necessárias para estreitar as relações entre as disciplinas, contribuindo para desenvolver novas estratégias de estudo para músicos profissionais ou amadores, e também para a pedagogia do instrumento.
Abstract: The object of this research was a custom study plan, lasting six weeks, for each of the two clarinetists, of different levels, subjects in this study. A two case study exploratory and descriptive of both qualitative and quantitative approaches was carried out from a new perspective: transdisciplinary. The instrumentalists are seen as an athlete, and the music that they will play is the competition which will perform, and for this, need specific training methodologically based on periodization models of sports training and some deliberate practice strategies presented in the music literature. We had a goal to result in alternative systematization and organization of practical studies of the musical instrument. Analysis and an in-depth study will be presented in this work, which showed positive results according to the development possibilities of such planning and the reports of the subjects who experienced study. Research that addresses this issue are necessary to strengthen relations between disciplines, helping to develop new study strategies for professional or amateur musicians, and also for instrument pedagogy.
Palavras-chave: Educação musical;
Treinamento para músicos
Periodização em música
Performance.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Música
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)
Citação: NUNES, Barbara Brazil. Modelos de periodização do treinamento esportivo aplicados na organização da prática de instrumentos musicais: uma possível estratégia de estudo. 2016. 134p. Tese (Doutorado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43330
Data do documento: 30-Jun-2016
Aparece nas coleções:Tese (PPGMUS)

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