Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43325
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: BORDANDO HISTÓRIAS E CONFUSÕES: O PROCESSO DE CRIAÇÃO COLETIVA E COLABORATIVA NA OFICINA DE TEATRO NO CENTRO JUVENIL DE CIÊNCIA E CULTURA
Título(s) alternativo(s): EMBROIDERING STORIES AND CONFUSIONS: THE PROCESS OF COLLECTIVE AND COLLABORATIVE CREATION IN THE THEATER WORKSHOP AT THE CENTRO JUVENIL DE CIÊNCIA E CULTURA
Autor(es): Silva, Emanuelle Cavalcante Rocha
Primeiro Orientador: Barreto, Cristiane Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Barreto, Cristiane Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Leite, Rodrigo Morais
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Rodrigo Severo dos
Resumo: A presente pesquisa investiga as funções teatrais e analisa de que maneira as metodologias de criação coletiva e colaborativa podem promover uma pluralização de saberes entre estudantes do 3º ano do Ensino Médio, da rede estadual de Salvador/BA. A investigação parte da experiência prática vivenciada em uma oficina teatral realizada no Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), como parte do componente curricular Estágio Supervisionado III. A hipótese é a de que a vivência das funções teatrais favorece o desenvolvimento de um grupo teatral a partir da metodologia de criação coletiva e colaborativa, por meio do autoconhecimento e da ética. O estudo fundamenta-se em autores como Jean-Jacques Roubine, Stela Fischer, Liz Novais Pinheiro, Pedro Arnaldo Pinto, Viola Spolin, Marcos Bulhões Martins, Flávio Desgranges, bell hooks, Nina Simone, Peter Brook, Silvia Fernandes, Giorgio Agamben e Cristiane Barreto. A oficina foi estruturada em dois momentos, sendo o primeiro voltado à criação coletiva e o segundo à criação colaborativa, respeitando as afinidades dos estudantes com diferentes ofícios teatrais. Como professora, atuei como mediadora do processo, e o trabalho culminou na apresentação do espetáculo “Bordando Histórias e Confusões” (2025). A metodologia adotada foi qualitativa, centrada nas percepções e transformações dos participantes. Os dados apontam que a experimentação das funções teatrais promove uma compreensão mais ampla do fazer teatral e contribui para a formação de um coletivo ético, sensível e plural.
Abstract: The present research investigates theatrical functions and analyzes how collective and collaborative creation methodologies can promote a pluralization of knowledge among 3rd-year high school students in the state education system of Salvador, Brazil. The investigation stems from the practical experience lived in a theater workshop held at the Youth Center for Science and Culture (CJCC), as part of the Supervised Internship III course. The hypothesis is that the experience of theatrical functions favors the development of a theater group through collective and collaborative creation methodologies, grounded in self-knowledge and ethics. The study is based on authors such as Jean-Jacques Roubine, Stela Fischer, Liz Novais Pinheiro, Pedro Arnaldo Pinto, Viola Spolin, Marcos Bulhões Martins, Flávio Desgranges, bell hooks, Nina Simone, Peter Brook, Silvia Fernandes, Giorgio Agamben, and Cristiane Barreto. The workshop was structured in two stages, the first focused on collective creation and the second on collaborative creation, respecting the students’ affinities with different theatrical roles. As a teacher, I acted as a mediator of the process, and the work culminated in the presentation of the play “Bordando Histórias e Confusões” (2025). The methodology adopted was qualitative, centered on the participants’ perceptions and transformations. The data indicate that the experimentation of theatrical functions promotes a broader understanding of theatrical practice and contributes to the formation of an ethical, sensitive, and plural collective.
Palavras-chave: Funções teatrais
Criação coletiva
Criação colaborativa
Autoconhecimento
Ética
Professora mediadora
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Teatro
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43325
Data do documento: 23-Jul-2025
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Emanuelle Cavalcante TCC.pdfTrabalho de Conclusão de Curso906,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.