https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43206| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso de Mestrado Profissional (PRODAN) |
| Título: | Tangará: experiências artísticas tecidas pela memória ancestral na espiral da vida e corpadas nas obras “De água e barro” e “Insolente”. |
| Título(s) alternativo(s): | Tangará: artistic experiences woven by ancestral memory in the spiral of life and embodied in the works “De água e barro” and “Insolente”. |
| Autor(es): | Diaz, Nilda Alejandra |
| Primeiro Orientador: | Moura, Gilsamara |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Moura, Gilsamara |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Dulce Tamara da Rocha Lamego da |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Hornung, Roberto Ayala |
| metadata.dc.contributor.referee4: | Navarro, Verônica Daniela |
| Resumo: | Este Memorial trata de minha trajetória de 45 anos como artista, coreógrafa, docente, pesquisadora, gestora cultural, produtora e artivista da Dança em trabalhos coletivos com grupos e equipes, assim como, do processo criativo denominado, aqui, de Tangará - experiências artísticas tecidas pela memória ancestral na espiral da vida corpadas nas obras “De Água é Barro” e “Insolente”. A presente pesquisa inspira-se na pergunta central: é possível criar “territórios outros sem fronteiras”? Permitiu-se refletir, investigar, identificar e sistematizar algumas experiências metodológicas de pesquisa implicada e autoetnográfica no campo da criação, gestão e produção em Dança, envolvendo dois países da América do Sul (Paraguai e Brasil), assim como, contribuir para um possível desenho de Políticas Públicas para a Dança, que, efetivamente, estabeleça bases e parâmetros para o setor laboral profissional. Ao pensar na criação, gestão, produção e fomento, entende-se a não-separabilidade em relação à formação, o que gera um leque mais amplo, plural, diverso, inclusivo e equitativo de oportunidades de trabalho para o setor de dança nos dois países citados. Tangará apresenta camadas de processos de duas obras artísticas “De Água e Barro” e “Insolente” se atraem pelas suas criadoras-colaboradoras, pelo ideário de lutas por políticas públicas e por desejos de criar territórios outros, desfronteirizados e insolentes, ou seja, com possibilidades que tensionam sistemas opressores vigentes e que impulsionam artistas para uma vida mais digna e sustentável. Para tanto, autores como KRENAK (2022), BISPO (2015), MARTINS (2021), SELEK (2019), PLÁ(1994) e MOURA (2024), sustentaram esta pesquisa teórica e criticamente a fim de que pudesse caminhar entre saberes e insolências. |
| Abstract: | Este Memorial trata sobre mi trayectoria, una parte de mis 45 años de carrera como artista, coreógrafa, profesora, investigadora, gestora cultural, productora y artivista de la danza en el trabajo colectivo con grupos y equipos, así como el proceso creativo al que aquí nos referimos como: Tangará - Experiencias artísticas tejidas por la memoria ancestral en la espiral de la vida corporizadas en las obras ¨De Agua y Barro ¨e ¨Insolente¨. Esta investigación se inspira en la pregunta central: es posible crear “territorios otros sin fronteras”? Permitirse reflexionar, investigar, identificar y sistematizar algunas experiencias de metodologías de investigación implicada y autoetnográfica en el campo de la creación, gestión y producción en Danza, envolviendo dos países de América del Sur (Paraguay y Brasil), así como contribuir para un posible diseño de Políticas Públicas para la Danza, que, efectivamente, establezca bases y parámetros para el sector laboral profesional. Al pensar en creación, gestión, producción y promoción entendemos la inseparabilidad en relación a la formación, lo que genera una gama de oportunidades laborales más amplia, plural, diversa, inclusiva y equitativa para el sector de la danza en los dos países citados. Tangará presenta camadas de procesos de dos obras artísticas “De Agua y Barro” e “Insolente”, que se atraen por sus creadoras-colaboradoras, por sus ideas de luchas por políticas públicas y por deseos de crear territorios otros desfronterizados e insolentes, es decir, es decir, con posibilidades que tensionan los actuales sistemas opresivos y empujen a los artistas hacia una vida más digna y sostenible. Para ello, autores como KRENAK (2022), BISPO (2015), MARTINS (2021), SELEK (2019) PLÁ(1994) e MOURA (2024) y otros, sustentaron teórica y críticamente esta investigación para que pudiera moverse entre conocimientos y a insolencias. |
| Palavras-chave: | Dança Criação De Água e Barro Insolente Saberes ancestrais Dança - Brasil Dança - Paraguai Professores de dança - Formação Criação (Literária, artística, etc.) De água e barro (Dança) Insolente (Dança) |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Escola de Dança |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós Graduação Profissional em Dança (PRODAN) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43206 |
| Data do documento: | 14-Jul-2025 |
| Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (PRODAN) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TANGAR_Memorial_TCC__Anexos_AleDIAZ_-2025 (1).pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 8,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.