Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43188
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVieira, Carmelita Iria Nunes-
dc.date.accessioned2025-10-10T14:38:47Z-
dc.date.available2025-10-10T14:38:47Z-
dc.date.issued2025-07-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/43188-
dc.description.abstractThis Intervention Project, titled "The possible causes of dropout in the Pedagogy undergraduate course: an intervention proposal for Ifes Campus Itapina," addresses the various barriers faced by students in remaining in higher education. Its general objective is to analyze the possible causes of student dropout in the Pedagogy undergraduate course at Ifes Campus Itapina, within a cohort from 2015/1 to 2023/2. This is an intervention research project using a qualitative approach, which, in addition to a literature review, produced data through the administration of an online questionnaire to students who had dropped out and a focus group with institutional staff members who work directly with the course's students. For the discussions on dropout, the studies of authors such as Silva Filho et al. (2007), Santos, Lima, and Ramos (2022), Martins (2022), Sales Junior et al. (2016), Nierotka, Salata, and Martins (2023), Baggi and Lopes (2011), and Sousa and Nunes (2023) were used as theoretical references. These studies emphasize problems related to academic issues, students' expectations regarding their education, the institution's location, and the socioeconomic condition of the students, among others. The analysis of the data produced in the research was based on the analytical categories proposed by Bardin (1977). It was found, therefore, that in the Pedagogy undergraduate course at Ifes Campus Itapina, the factors associated with dropout are diverse. The prevailing reason for the student's decision to withdraw was a combination of individual factors, with most students dropping out because they could not reconcile their studies with work. The intervention proposal of this research was the creation of a Technical-Technological Product, in the form of an Intersectoral Action Plan, which aims to encourage former students to return and complete the course, in conjunction with the policies already adopted by the Campus. It is concluded that this Action Plan seeks to contribute to reducing the dropout rate in the Pedagogy course and, consequently, to promoting students’ access, retention, and academic success until graduation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectPesquisa Interventivapt_BR
dc.subject.otherDropoutpt_BR
dc.subject.otherPedagogy Degreept_BR
dc.subject.otherStudentspt_BR
dc.subject.otherIntervention Researchpt_BR
dc.titleAs possíveis causas da evasão no curso de Licenciatura em Pedagogia: uma proposta interventiva para o Ifes Campus Itapinapt_BR
dc.title.alternativeThe possible causes of dropout in the Pedagogy undergraduate course: an intervention proposal for Ifes Campus Itapinapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Marlene Oliveira dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8641987643464239pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Marlene Oliveira dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8641987643464239pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Flávia Nascimento-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9136472954259891pt_BR
dc.contributor.referee3Lima, Tatiana Polliana Pinto de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1674293059677682pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0835128355630395pt_BR
dc.description.resumoEsta Produção Técnica-Tecnológica (PTT), desenvolvida na forma de um Plano de Ação Intersetorial, é resultante de um Projeto de Intervenção que teve como objetivo compreender os principais motivos da evasão no curso de Licenciatura em Pedagogia do Ifes Campus Itapina. Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, realizada no período de 2023/2 a 2025/1. Após a análise dos dados produzidos na pesquisa, foi elaborado um Plano de Ação Intersetorial com ações a serem realizadas pelos servidores do Ifes Campus Itapina que atuam mais diretamente no curso de Licenciatura em Pedagogia. Por meio das ações propostas neste Plano, busca-se convidar os estudantes evadidos para retornarem e concluírem o curso, em articulação com as políticas institucionais já existentes. O Plano conta também com ações a serem desenvolvidas para os estudantes matriculados. Conclui-se, portanto, que este Plano de Ação pretende colaborar para a diminuição da evasão no curso de Pedagogia e, consequentemente, contribuir para o acesso, a permanência e o êxito dos estudantes até sua conclusão.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Projeto de Intervenção-Mestrado-Carmelita-PPGCLIP.pdfDissertação - Carmelita2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Folha_banca_de_defesa-Carmelita.pdf140,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produção Técnica Tecnológica-Mestrado-Carmelita-PPGCLIP.pdf965,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.