Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43125
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEskereski, Stefanie-
dc.creatorAndrade, Cláudia Sá Malbouisson-
dc.creatorCosta, Lilia Carolina Carneiro-
dc.creatorTiryaki, Gisele Ferreira-
dc.date.accessioned2025-10-03T16:44:30Z-
dc.date.available2025-10-03T16:44:30Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.issn2357-9226pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/43125-
dc.description.abstractProviding quality education requires basic material and human conditions for school functioning and the efficient use of available resources. The objective of this article is to identify factors exogenous to school management that impact the efficiency and quality of public municipal schools in the city of Salvador. The Data Envelopment Analysis (DEA) method was applied in two stages to data from SAEB and the 2019 School Census for the 5th grade of elementary school. In the first stage, it was identified that 29.2% of schools are efficient, highlighting room for improvement in the management of the inputs considered. In the second stage, the Tobit regression results show that increased dropout rates, neglect of homework, and high teaching hours reduce school efficiency. Furthermore, the results suggest that higher socioeconomic status does not affect school efficiency.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherBanco do Nordeste do Brasilpt_BR
dc.relation54pt_BR
dc.relation.ispartofRevista Econômica do Nordestept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEficiência técnicapt_BR
dc.subjectQualidade da educaçãopt_BR
dc.subjectIDEBpt_BR
dc.subjectEconomia da educaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Municípios - Salvador - Bahiapt_BR
dc.subject.otherTechnical efficiencypt_BR
dc.subject.otherQuality of educationpt_BR
dc.subject.otherIDEBpt_BR
dc.subject.otherEducation - Municipalities - Salvador - Bahiapt_BR
dc.subject.otherEducation economicspt_BR
dc.titleEficiência e qualidade da educação no ensino fundamental em Salvador-BApt_BR
dc.title.alternativeEfficiency and quality of education in elementary school in Salvador-BApt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.initialsBNBpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage180pt_BR
dc.citation.epage195pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.61673/ren.2023.1384pt_BR
dc.description.resumoOfertar uma educação de qualidade requer condições materiais e humanas básicas para o funcionamento da escola e o uso eficiente dos insumos disponíveis. O objetivo deste artigo é identificar fatores exógenos à gestão escolar que impactam sobre a eficiência e qualidade das escolas municipais públicas da cidade de Salvador. Aplicou-se o método Data Envelopment Analysis (DEA) em dois estágios aos dados da SAEB e do Censo Escolar 2019 para o 5° ano do ensino fundamental. No primeiro estágio, identificou-se que 29,2% das escolas são eficientes, evidenciando espaço para melhorias na gestão dos insumos considerados. No segundo estágio, os resultados da regressão Tobit mostram que o aumento na taxa de abandono, negligência em relação às atividades de casa e elevada carga horária docente reduz a eficiência nas escolas. Adicionalmente, os resultados sugerem que um maior nível socioeconômico não afeta a eficiência das escolas.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESKERESKI, Stefanie. et al. Eficiência e qualidade da educação no ensino fundamental em Salvador-BA.pdf415,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.